Lilian Schiavo: Herdeiras empresárias

Hoje vou tocar num assunto polêmico, em tabus impostos e crenças limitantes.

Quantos de vocês ouviram quando criança que para ser rico era preciso nascer ou casar com alguém com posses?

Esta é uma das maiores mentiras que já ouvi na minha vida, e olhe que já estou beirando os 60 anos!!

Para ser uma vitoriosa empresária ou empreendedora você precisa ter foco, conhecimento, dedicação, trabalho e muita disposição.

Somos capazes de mudar a história de nossas vidas, não vivemos em sociedade de castas e por isso as chances de conquistar seu espaço é muito palpável.

Segundo levantamento da PwC, no Brasil 80% das empresas são familiares.

A primeira vez que ouvi a palavra empreendedor foi quando alguém citou o nome do meu pai. Era criança e não sabia o significado desta palavra, voltei para casa emburrada porque tinham me confundido com alguém, afinal, a profissão dele era ser um médico.

Acredito que em muitas destas famílias de empresários as conversas na casa giram em torno da empresa.

Então, o resultado de tudo isso é que você cresce com uma espécie de estigma: herdeira.

Pode ser que em contos de fadas ou estórias encantadas a herdeira tem uma vida de princesa, é bajulada por todos e vive feliz no seu castelo… Ledo engano, se você é uma herdeira prepare-se para um dos maiores desafios do mundo: ser mulher e provável ocupante de um cargo de direção.

Não importa quantas faculdades você faça, pós-graduação, mestrado, doutorado… você pode ir estudar no exterior, ter as mesmas qualificações dos executivos de empresas, você será eternamente vista como a filha do dono.

Veja Também  João Paulo Cacia estreia coluna sobre Planejamento Financeiro

Qualquer cargo que ocupar vai parecer que foi um favor, então, busque colocação fora da empresa familiar, mesmo que seja temporário, pelo menos você vai ter uma noção dos seus dons e talento.

Estude muito, aprenda governança corporativa, contrate profissionais qualificados para ocuparem cargos de CEO e Conselho de Administração.

Busque inovação, transparência nas informações, faça um planejamento a médio e longo prazo e mostre que o seu valor não está no seu sobrenome mas sim na sua capacidade.

Voltando ao início, se você não nasceu em berço de ouro nem casou com um milionário saiba que as suas chances são infinitas!

Loading

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens