Hoje vamos abordar como tema de nossa coluna uma doença que está ressurgindo em nosso estado, a raiva.
Esta doença é causada por um vírus do gênero lyssavirus, no qual os mamíferos são os principais vetores e reservatórios dos mesmos tendo os morcegos como seu principal agente.
Sua transmissão ocorre pela inoculação do vírus contida na saliva ou secreções dos animais infectados em contato com tecido machucado sendo a principal forma através de mordeduras, porém existem relatos de casos onde a transmissão se deu por arranhaduras ou lambeduras estas em menor casuística.
A doença causa uma quadro de encefalite e se apresenta de duas formas distintas a furiosa (aquela mais conhecida por todos), e a paralítica mais frequente em animais de grande porte. Ambas as formas tem uma taxa de letalidade de quase 100%.
Portanto a vacinação contra esta doença se faz tão necessária já que uma vez os Pets infectados a chance de cura se torna nula, sendo o sacrifício dos mesmos a medida a ser adotada a fim de evitar que os mesmos possam transmitir a doença a seus proprietários ou outros animais.
Os animais devem ser vacinados a partir do 3/4 mês vida e feito um reforço anual a fim de que mantenham a imunidade contra o vírus.
Em casos de mordeduras de cães e gatos não domiciliados é importante que o ferimento seja lavado com água e sabão e se procure imediatante um médico para que inicie um possível tratamento com soro anti rábico.
E se, por ventura, achar algum animal silvestre morto ou doente nos arredores de suas casas não toque nele. O ideal é que se comunique as autoridades responsáveis a fim de que os mesmos façam a remoção com segurança.
Boa semana a todos e até a próxima.
Petshop Bichos da Mata
3079-4760