Os transtornos da alimentação são caracterizados por graves perturbações no comportamento alimentar, sendo representados por dois diagnósticos: Bulimia Nervosa e Anorexia Nervosa.
A Bulimia Nervosa é caracterizada por compulsões alimentares, seguidas de comportamentos compensatórios inadequados, como vômitos, uso indevido de laxantes, diuréticos ou outros medicamentos, jejuns, exercícios excessivos.
A Anorexia Nervosa pode ser desenvolvida na adolescência, entre os 14 e 18 anos de idade, pois estudos mostram que raramente se desenvolve a partir dos 40 anos. O surgimento da doença normalmente está associado com um acontecimento estressante ou uma preocupação excessiva com o peso e a forma corporal, podendo levar o indivíduo a iniciar uma dieta restritiva.
Alguns indivíduos com Anorexia Nervosa, se recuperam completamente após um quadro isolado; alguns apresentam um quadro instável, com ganho de peso seguido de recaídas e outros vivenciam um curso crônico e deteriorante ao longo da vida. É uma doença que envolve riscos clínicos, podendo levar à morte por desnutrição.
Na Anorexia Nervosa, as principais características são: a recusa do indivíduo a manter um peso corporal normal, um medo intenso de engordar, mesmo quando está abaixo do peso normal e uma constante preocupação com a imagem corporal. A perda de peso é vista como uma conquista notável e como um sinal de grande autodisciplina, ao passo que o ganho de peso é percebido como um inaceitável fracasso do autocontrole. A autoestima dos indivíduos com Anorexia Nervosa, depende em alto grau de sua forma e peso corporais. Embora alguns indivíduos com este transtorno possam reconhecer que estão magros, eles normalmente negam as sérias implicações de seu estado de desnutrição. Quando muito abaixo do peso, alguns indivíduos com Anorexia Nervosa, manifestam sintomas depressivos, como humor deprimido, retraimento social, irritabilidade, insônia, perda significativa da libido, hipotensão, anemia, infertilidade em casos crônicos, amenorréia, osteoporose, redução da massa muscular. A principal característica da Anorexia Nervosa, é a perturbação na percepção do corpo.
Em função da complexidade da doença, o tratamento da Anorexia Nervosa deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar formada por endocrinologista, psicólogo, nutricionista e psiquiatra.
Fique atento e continue acompanhando minha coluna!
Até a próxima!