Alexandre Abdallah: Pão de centeio

pão de centeio

Hoje falaremos do pão de centeio. Este tipo de pão leva em sua panificação o uso de centeio no lugar do trigo. 

Este método é tradicional do Norte da Europa, nas regiões mais frias, pois o centeio se adapta muito melhor a esse clima do que o trigo. 

Em Portugal, o pão de centeio é fruto de uma respeitável tradição popular. 

Uma curiosidade desse pão é o fato do mesmo ter um tempo de vida muito mais longo do que o trigo, podendo ser armazenado por longos períodos em baixas temperaturas. 

Existem diferenças entre a farinha de trigo e a de centeio porém, a mais importante delas, e a quantidade de amidos e glúten, que é muito menor na segunda, motivo pelo qual muitas receitas misturam as duas farinhas para garantir a estabilidade do pão no forno. 

Podemos destacar, também, a diferença entre o pão integral e o pão de centeio. O primeiro contém farinha integral, podendo ser adicionada de farinha branca ou não. O segundo, é feito com farinha de centeio, podendo ser integral ou branco, com farinha de centeio processada, e, em alguns casos, pode conter um acréscimo de farinha de trigo ou outra. 

Como pudemos perceber, existem muitas receitas e tipos diferentes de pães feitos a partir da farinha de centeio e, claro que o valor calórico de cada um dependerá dos ingredientes . 

De qualquer forma, o pão de centeio costuma ter menos açúcares e calorias do que o de trigo. Portanto, o fato de ser mais magro é uma de suas vantagens além, de contribuírem para quem deseja emagrecer, trazendo diversos benefícios para a saúde como por exemplo, ajudar no controle da diabetes, melhorar a digestão e previnir doenças, melhorar o metabolismo, equilibrar a pressão arterial e previnir o câncer. 

Veja Também  Ana Lessa: Moxaterapia como recurso da Medicina Tradicional Chinesa.

Muito saboroso. 

Até semana que vem. 

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens