Iramaia Loiola: Uva Viognier – Sim!

Querido Vinho,

Temos experimentado novos vinhos de lugares (terroir, pra ficar mais chique..haha) diferentes e também novas castas.

Semana passada tivemos a oportunidade de degustar um branco da uva Viognier, já ouviram falar? Eu talvez já tivesse ouvido vagamente, mas não tinha tido a curiosidade de experimentar. É aquilo que comentei com vocês. Insistimos nos mesmos e as novidades e sabores tão distintos vão sendo deixados para trás.

Não tem nada de mais em querer beber várias garrafas daquele português redondinho que você sabe, vai cair feito luva. Ainda assim, acho que dá para vez ou outra partir para o inusitado. Bebemos vinhos da Áustria e da Hungria. Olha que legal!

Agora, vou contar uma coisa só para vocês, meus leitores. Claro que noto diferença nos vinhos e sei avaliar com um: gostei ou não gostei. Posso contar nos dedos de uma mão, meio dedo.rsrs, talvez aí um único que não tenha sido do meu agrado. Os demais ficam sempre entre nota 8 e 10. Viu, como eu sou especialista!

Deixando a brincadeira de lado, o que eu quero dizer é que, na minha opinião, conta muito mais a experiência vivida. Para nós que não temos como comparar safras, produtores, terroirs, etc, o vinho que tomamos sempre será o especial, o escolhido da noite, aquele que será nosso companheiro e está muito bom, mesmo. De verdade!

Voltando a uva Viognier, quando postei no meu Instagram uma amiga me perguntou se eu havia gostado. E a resposta foi sim! É um vinho de um produtor argentino, Famiglia Bianchi. É um varietal, ou seja, feito de uma única casta (blend é quando são várias). Refrescante, delicado, notas cítricas e florais. A cor é de um amarelo palha bem clarinho.

Veja Também  Iramaia Loiola: Querido Vinho na receita de longevidade.

Tomamos enquanto fazíamos nosso almoço. Os vinhos brancos são sempre ótimos para tomar sem precisar de harmonização. Mas se olharmos as sugestões, são aquelas que sabemos: peixes, saladas, sushis, etc.

Não vou me estender nas características da uva e deixarei para um sommelier entendido do assunto e do qual sou fã – Rodrigo Ferraz Uvas do Vinho – Ep 61 Viognier

Para harmonizar, vamos de uma música que conheci essa semana e desafio vocês a ficarem parados, sem dançar ou pelo menos mexer os pezinhos. Delícia de som! Fique com Exactly like you, uma composição popular lá dos anos 30, mas aqui numa versão mais moderna.

Exactly Like You (Hot Club of Cowtown)

Um ótimo fim de semana! Cuidem-se. Cheers!

Iramaia Loiola

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagens: Freepik

Loading

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens