Marketing: um fator-chave nos negócios
O marketing é usado para tornar um produto ou serviço conhecido do público, empregando estratégias em diferentes mídias para atingir esse objetivo. Podem ser mídias impressas, audiovisuais ou qualquer outra, mas os custos associados ao marketing são geralmente muito altos e devem ser considerados na hora de escolher como ele será feito. Altas porcentagens dos preços dos produtos são usadas para recuperar os custos associados à comercialização desses produtos.
Com o advento da Internet, o marketing migrou para o mundo virtual. A Internet deu aos profissionais de marketing uma nova motivação para o trabalho, o marketing online. Mais barato que os tradicionais e, ainda assim, produzindo resultados iguais ou até melhores.
Muitas empresas já descobriram o sistema desenvolvido pelo Google para comercializar produtos eletronicamente, o Google Adwords. Um sistema baseado na licitação de palavras-chave pelas empresas. Quando alguém pesquisa um determinado assunto no mecanismo de pesquisa do Google, um site específico é exibido no canto direito do navegador, destacado dos links patrocinados.
O website exibido do lado direito será o que tiver os lances mais altos. Ele aparecerá na seção do Google AdWords. Essa técnica é comprovadamente uma forma rentável de marketing na Internet. Então, quais são os diferentes recursos e vantagens do Google Adwords, que atraem mais e mais empresas?
Aqui estão alguns deles:
1) Geração de tráfego
O Google é o principal player quando se trata de mecanismos de pesquisa. Estudos comprovam que o Google gera 75% do tráfego de busca na Internet. A palavra “googling”, criada pelo Webster Dictionary, significa pesquisar no Google. Esses fatos refletem o poder do Google e evidenciam os efeitos do uso do Google Adwords na comercialização de um produto ou serviço.
2) Público Alvo
Ao fornecer uma seção separada dos diferentes links patrocinados para uma determinada pesquisa de palavras-chave, o Google Adwords faz conexões entre o comprador e o vendedor. Isso é o que chamam de conexão “público-alvo a laser”. Ele segmenta claramente o mercado analisando as palavras-chave inseridas pelo pesquisador e as palavras-chave nas quais as empresas fazem lances.
3) Controle no Orçamento
Este é um dos melhores recursos do sistema Google Adwords. O sistema permite a designação de um orçamento diário que os participantes podem alterar sempre que quiserem. Os participantes são cobrados pelo número de cliques gerados pelo sistema Adword.
Uma empresa pode, na verdade, definir um orçamento para analisar com eficácia as estratégias que emprega no sistema do Google AdWords. Se o orçamento diário já estiver esgotado, o participante é retirado da licitação do dia e isso evita a perda de dinheiro por meio de publicidade.
O Google não tem relação com o que acontece nas transações depois que o “clique” é feito.
4) Relatórios
O sistema Google Adwords foi projetado para fornecer os números que podem ser usados pelas empresas para avaliar seu progresso na comercialização de produtos através do Adwords. Indicadores financeiros, como o retorno sobre o investimento e a relação preço-por-clique dos anúncios, podem ser calculados a partir do próprio sistema.
5) Estratégia
O Adwords dá flexibilidade às empresas em termos de utilização, para que elas possam decidir a maneira mais eficaz de anunciar seus produtos. As empresas controlam os próprios anúncios, o design e a combinação de palavras-chave que desejam licitar.
Os anúncios do Google Adwords são sempre sucintos. Compostos de uma linha de título e um breve texto com a mensagem de marketing. É um formato eficiente que pode ser desenvolvido facilmente e alterado a qualquer momento pelas próprias empresas. Existem muitas outras formas de comercializar produtos e serviços pela Internet e o Google Adwords é apenas uma delas. No entanto, o sistema Google Adwords tem vantagens exclusivas. Os resultados do uso do Google Adwords variam dependendo da estratégia que as empresas empregam na publicidade de seus produtos.
As empresas são incentivadas a aderir ao movimento Adwords, mas são aconselhadas a fazê-lo com cautela e planejamento cuidadoso.
Fabíola Calixto
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