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Quem nunca se deparou com o celular na mão rindo sozinho de um meme, que atire a primeira pedra!
Sim! Os memes viraram parte do nosso dia a dia e estão infiltrados em todo o tipo de assunto nas plataformas digitais.
Meme é um conteúdo de imagem complementada com um texto breve ou um simples vídeo, geralmente voltado para o humor e que ganha grande popularidade, podendo inclusive viralizar.
Mas longe de ser apenas um conteúdo de diversão, os memes tem virado estratégia de marketing digital para quem busca uma conexão e engajamento maiores com seus clientes ou com seus seguidores.
Como um conteúdo basicamente digital, os memes apresentam algumas vantagens perante os demais formatos para quem busca por esse recurso como uma ferramenta de marketing.
As vantagens do uso dos memes
– Meme é um conteúdo fácil de criar pois com uma única imagem, frase ou vídeo, é possível transmitir a mensagem
arrancando boas risadas.
– Ele é baseado no humor, e o humor é um produto que se vende sozinho, não necessita de promessas para convencer as pessoas de algo, ele é a própria estratégia que provoca a reação desejada de forma espontânea.
– O meme consegue satirizar situações complicadas suavizando o problema ou a dificuldade.
– As pessoas tendem a compreender melhor aquilo que é transmitido de forma divertida, pois isso gera maior atenção.
– Esse tipo de conteúdo não é necessariamente viral, mas pode viralizar, principalmente quando aborda um assunto ou adapta um tema ou acontecimento muito atual, e quando viraliza o alcance atinge proporções gigantescas.
– Estão entre o tipo de conteúdo mais compartilhado nas redes sociais.
– Ele gera humanização entre cliente e marca, pois tudo o que é cômico, cativa, aproxima, facilita o acesso e a comunicação.
– Os memes de sucesso geralmente são relacionados a alguma notícia que bombou na internet, mas podem ser modificados e adaptados ao seu produtos ou serviço.
Mas quando falamos em memes como estratégia de marketing para uma marca, produtos ou serviços, é preciso considerar alguns fatores relevantes para criar esse conteúdo.
Como criar memes para uma estratégia de Marketing?
– Abuse do humor, mas mas não perca o foco.
– Conheça o seu público para saber o tipo de assunto relacionado que você pode abordar no meme sem fugir do propósito.
– Evite a criação de posts ofensivos ou que incentivem qualquer tipo de bullying.
– Crie memes de linguagem acessível e de fácil entendimento, pois todo o meme que não é compreendido de imediato perde a graça e o efeito.
– Produza e compartilhe memes que tenham a ver com seus produtos, serviços, objetivos ou missão.
– Para maior conexão e engajamento com o público, evite memes que de certa forma assumam uma posição política ou religiosa, seja neutro.
– O Pinterest é uma ótima fonte de inspiração, ele oferece vários perfis de memes estrangeiros que abordam situações gerais e são ótimos para serem adaptados para o português e ao seu negócio.
– Ser autêntico é interessante, mas nesse caso, pegar carona em um meme viral adaptando a imagem, nomes e mantendo o mesmo contexto, facilita a comunicação e a identificação é bem maior.
Hoje, existem marcas que investem exclusivamente para na produção de memes.
Isso consiste em uma equipe atenta aos acontecimentos da vida real e principalmente aos que viralizam na internet, para aproveitar a situação imediatamente.
Temos alguns exemplos de grandes marcas que viralizaram produzindo memes para para “brigar” pelo seu produto.
Para quem não lembra, em 2016 o milk shake foi alvo dos memes de algumas das maiores redes de Fast Food, em uma batalha que começou quando o Mc Donald’s comprou a exclusividade da marca Ovomaltine, logo, o Bob’s não deixou por menos.
A campanha virou meme dando origem à hashtag #MilkFake, e quem aproveitou o gancho da batalha entre Bob’s e Mc foi o Giraffas, criando um meme em cima da situação para divulgar o seu próprio Milk Shake.
Dois anos depois, um fato cômico da vida real também viralizou e foi um dos memes mais buscados de 2018, segundo o Google Trends.
Gabriel Lucca, na época com 5 anos de idade, escreveu um “bilete” destinado aos pais, anunciando um feriado só para não ir à escola, e sua professora postou o ocorrido nas redes sociais.
Esse post bombou na internet, e a frase “É verdade esse bilete” caiu na graça da web em questão de horas.
Muitos usuários e marcas se inspiraram no meme fazendo adaptações, e a Netflix foi uma delas, aproveitando para convidar o público para maratonar seus filmes.
Aliás, a Netflix é uma das empresas que mais cria memes, usando o que ela tem de sobra, imagens inéditas de seus filmes. A empresa sabe como explorar o universo cinematográfico criando uma aproximação com o público de modo informal.
Já no ano passado, outro fato ganhou fama na web em forma de meme.
O humorista Pedro Oliveira do @essemenino criou um vídeo onde ele interpretava os representantes da Pfizer tentando fazer contato com o governo para trazer as vacinas da COVID-19 ao Brasil, e algumas expressões do vídeo, como “tá passada?”, “tão no grau” e “beijinhos científicos”, foram escolhidas por algumas marcas para conversarem com seus públicos através dos memes. Entre elas, Netflix, Globoplay, iFood e para supresa maior, até a Cartoon Network Brasil, cujo público alvo é o público infantil.
Mas será que tudo pode virar um meme?
Pelo bom senso não, mas hoje, mediante tantos recursos e acessibilidade, qualquer situação, assunto ou pessoa pode virar um meme sim.
Porém, quando falamos em memes como estratégia de marketing, é fundamental ter bom senso e cautela para que o efeito não seja negativo e mal interpretado.
Na internet, ou seja, no mundo digital, tudo repercute muito rápido tomando proporções gigantescas, e uma ação mal calculada pode fugir do controle em questão de segundos.
A partir daí, opiniões diversas são formadas, e corrigir o erro ou reverter a situação é sempre uma tarefa longa, desgastante, as vezes cara e nem sempre com sucesso, ao passo que reconstruir um conceito ou imagem podem levar anos.
Sendo assim, é preciso cautela na hora de selecionar um meme para adaptar à sua marca, pois nem todo o meme serve para o seu negócio, e nem todo o negócio deve recorrer aos memes.
Um meme mal produzido, mal empregado ou sem um contexto, pode ser rejeitado e virar chacota dando origem à outro meme, porém, contra a marca e não a favor, pois a internet não perdoa.
Por Kacau
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