A Arte Contemporânea está cada dia mais diversificada e vários segmentos vão surgindo, com isso várias tendências, temas e criações consequentemente aparecem.
Quem nunca ouviu falar de Toy Art? Você deve estar se perguntando como se brinca com isso…
Toy Art ou também chamado de Designer Toys ou Urban Vinyl, não foi criado para brincar. Na realidade, é um brinquedo onde os designers e artistas expressam a arte contemporânea misturando moda, design, artes, grafite, arte urbana, etc.
Os temas são bem infantis, os personagens podem ser famosos ou bichinhos. As expressões variam: meigas, podem parecer violentos, engraçados ou satíricos, tudo depende da criatividade e imaginação do artista. O Toy Art, como qualquer obra de arte, transmite uma sensação ao espectador.
Surgiu em 1998, quando um artista chinês chamado Michael Lau levou à uma feira, um boneco (lembram-se do Falcon?) todo customizado, com roupas jeans, com correntes, traduzindo a moda hip-hop, e pasmem, foi um verdadeiro sucesso.
Os materiais utilizados para a confecção destes brinquedos são os mais diversos: vinyl, poliuretano, metal ou tecido, papel e pelúcia.
Os brinquedos comuns são produzidos em grandes quantidades. Isto não acontece com o Toy Art, pois são colecionáveis e possuem número de série. Adultos e adolescentes procuram mais este tipo de arte. Eles valem uma “nota”!!
Lojas especializadas neste segmento de arte estão por todo o mundo e a internet ajudou a divulgá-la cada vez mais. As galerias também promovem exposições com este brinquedo super diferente. Um sucesso garantido de público.
Existem vários termos para classificar os Toys são eles:
DIY – Do It Yourself (faça você mesmo). Um Toy todo branco e você pode customizar como quiser, usando canetinha, tintas e colagens.
Customs – Os artistas aproveitam o formato dos Toys e somente customizam.
Séries – Vários toys com o mesmo tema, mas com formas diferentes. A série possui de 10 a 15 Toys. Quem não gosta de exclusividade?
Blind Box – O Toy vem em uma caixa lacrada e você não sabe o que comprou.
Ratio – É a proporção que um Toy tem. Por exemplo existem Toys raros com um lote de 1/100 e 1/400. Já imaginou se comprar um desses na Blind Box? Você é uma pessoa de muita sorte.
Chases – Unidades secretas ou séries que não são divulgadas ou mesmo impressa nas embalagens. Outra surpresa.
Agora que você já sabe o que é uma Toy Art, não deu vontade de adquirir pelo menos um DIY para tentar customizar?
Talvez a Arte entre na sua vida de uma forma diferente e porque não através de um brinquedo que possa trazer boas recordações, não é?
Fica a dica!!
Agenda Cultural
JARDIM SECRETO, GARAGERA E ESPAÇO 13 – este ano a edição é uma homenagem ao aniversário de são Paulo. São 150 expositores, artesãos, estilistas, cozinheiros, designers, ilustradores, ceramistas e músicos. Uma feira para se divertir.
LOCAL: Praça Dom Orione – Bixiga
QUANDO: 25/01 Entrada franca
EXPOSIÇÃO VISÕES DE UM POEMA SUJO – A mostra revisita o obra de Ferreira Gullar. Livro com imagens do fotografo Marcio Vasconcelos e exposição.
LOCAL: Museu Afro Brasil – Parque Ibirapuera
QUANDO: De 25/01 a 26/03
Entrada: R$ 6,00 | Meia entrada R$ 3,00 | Gratuito aos sábados