Vivan Soares: Depois do Universo é a melhor surpresa romântica desse ano e eu te conto porque!

Ainda hoje, há um mito que reproduz a ideia de que filmes nacionais são bobos e sem conteúdo. Posso escrever uma lista com inúmeros motivos pelos quais isso não procede, mas isso fica para uma outra coluna. O tema de hoje é romance, mais especificamente, um romance nacional específico que superou toda e qualquer expectativa com relação a forma e conteúdo, tornando-se, ainda ao longo dessa última semana, o quarto filme de língua não-inglesa mais assistido da Netflix e chegando ao Top 10 em 40 países.

Estou falando de Depois do Universo, estrelado por Giulia Be, cantora que bombou entre 2020 e 2021 com os hits “Too Bad” e “Menina Solta”, subindo em uma crescente de estrelato que se estendeu à atuação, e Henry Zaga, ator nascido em Brasília que ficou conhecido por papéis em séries adolescentes norte-americanas como Teen Wolf e 13 Reasons Why. Ambos interpretam o casal Nina e Gabriel em um romance a la A Culpa é das Estrelas, preenchendo de significado uma história linda com uma química leve e gostosa de ver. No filme, Nina é uma jovem que sonha em ser pianista, mas que teve esse sonho interrompido pela lúpus, doença autoimune em que o sistema imunológico ataca seus próprios tecidos e que, evolui gravemente, ao ponto de deixa-la na fila do transplante, do outro lado, Gabriel é um residente em medicina apaixonado pela vida e por sua profissão. Os dois se conhecem, e instantaneamente, criam uma conexão sem igual, que soma, irradia esperança, e traz à tona um amor realmente lindo de se ver.

“Em algum lugar do Universo, existe uma pessoa que é 100% compatível comigo, o problema, é encontrar alguém entre as 7 bilhões de pessoas que vivem somente no planeta Terra, e não é que eu seja pessimista, é que ao contrário da maioria das pessoas, eu não tinha tanto tempo assim para procurar.”

 O filme traz a essência de um romance adolescente em seu melhor, trazendo uma estética com tons de roxo e azul, remetendo ao universo, muito brilho, estrelas e neon, lembrando um pouco a estética teen que explodiu com o sucesso da série Euphoria (HBO MAX), e arrisco dizer que com muitas influencias de estilo provenientes dela, mas ao contrário da série, que lida com questões adolescentes de forma bastante realista e, por vezes, até crua, Depois do Universo vai na contramão do realismo e traz uma narrativa a repleta de sonhos, possibilidades e acima de tudo, esperança; Giulia Be e Zaga exalam uma química muito gostosa de ver, não repleta de tensão sexual, mas de um amor leve, que coerente ao roteiro e o rumo da história, acrescenta grandemente na vida de alguém. Construir isso de forma tão bem executada requer, além de técnica, muita entrega por parte do elenco, nesse sentido, a performance poderosa da cantora, que estreia um longa pela primeira vez, encanta e impressiona pela qualidade. A entrega por parte de Zaga também é muito nítida, encarnando cada nuance do generoso, otimista e alegre Gabriel, ele torna muito fácil se apaixonar pelo personagem junto com a protagonista. Ao todo, o tom da narrativa provoca a mesma sensação de estar lendo um livro de romance incrivelmente cativante.

Veja Também  Crítica: Hostiles (2017)

O romance dos dois inspira a enxergar a vida de uma forma mais positiva, com mais paixão, menos autocrítica e mais vontade. Como se a vida fosse um prato cheio pronto para ser degustado. Em um contexto tão caótico como o que o Brasil se encontra, filmes que despertam essa perspectiva melhor sobre a vida, ainda mais se executados tão bem, falando de modo mais técnico, merecem o devido reconhecimento. A história de Nina e Gabriel encanta, comove, faz rir, sonhar e, acima de tudo, faz querer mais.

Todo o conjunto da obra é de uma beleza narrativa e estética que falta em produções do gênero hoje em dia, e tem uma carga emocional poderosa que torna impossível não se emocionar em diversas cenas. Por isso, se você gosta de um romance farofinha (mas nem por isso bobo), emocionante e sentiu falta de um bom filme para se emocionar e se alienar, prepare os lencinhos e ligue a televisão porque Depois do Universo vai ser a melhor surpresa romântica do seu ano.

 

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

 

Imagens: Foto divulgação filme Depois do Universo

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens