As fórmulas mágicas nunca fizeram nem sentido e muito menos sucesso comigo. Claro que houve um tempo na minha vida que eu busquei fórmulas mágicas, porque acreditava que alguém poderia encurtar o caminho para mim, mas logo percebi que não existia essa possibilidade de forma única e concreta, mas percebi que existi sim um jeitão de lidar com as coisas que podia me ajudar a conquistar os meus sonhos. E hoje a minha intensão é compartilhar um pouco do que aprendi sobre a ter a mentalidade certa.
Vamos falar sobre a mentalidade ágil, seus pilares e comportamentos. Mas, por que falar de mentalidade ágil? Porque se você não agilizar o teu modo de pensar e agir o mundo vai girar mais rápido do que você pode imaginar e quando menos esperar já foi, o tempo te atropelou e você não realizou o que queria. Além disso vira um ciclo vicioso de baixa energia e autoestima porque não ter realizado que você ficará paralisado.
Bora começar pelos pilares então que darão a sustentação para os comportamentos. Estamos falando de dois pilares a “cultura do crescimento” e a “resiliência”.
A cultura do crescimento é ter o hábito de aprendizado constante, seja quando as coisas dão errado e também quando as coisas dão certo, não podemos acreditar que o aprendizado está apenas no erro, quando acertamos também temos muito que aprender e continuar fazendo. E a resiliência está ai para sustentar emocionalmente nosso dia a dia diante dos desafios que surgem e os resultados que nem sempre são o que esperamos.
O mais importante aqui são 4 pontos fundamentais de como reagimos as adversidades, precisamos perceber o quanto nos sentimos responsáveis pelo que sentimos, o quanto estamos no controle do que sentimos, quanto tempo deixamos isso durar e até onde levamos este sentimento, ele fica apenas relacionado ao ambiente que aconteceu ou esticamos o assunto para outros lugares e pessoas.
Agora vamos partir para as coisas mais práticas da mentalidade ágil que são os comportamentos. Estamos falando de 3 comportamentos fundamentais a colaboração, a adaptabilidade e o foco na solução dos problemas. De forma prática quando falamos de colaboração estamos falando diretamente que como somos mais ágeis quando trabalhamos juntos, seja qual for o teu “juntos”. Pode ser tua família, teu time ou quem de alguma maneira forma tua rede de apoio.
O segundo comportamento está diretamente ligada a resiliência no sentido de disponibilidade para mudanças, seja por vontade própria ou por necessidade diante as situações, mas aqui vamos focar na nossa capacidade de adaptação devido ao volume e velocidade que as mudanças estão acontecendo.
E para fechar o terceiro comportamento e com certeza um dos mais importantes quando pensamos crescimento profissional é a nossa capacidade de fugir das desculpas e canalizar na solução, normalmente as pessoas que passam para crescimento de carreiras são as mais dispostas a resolver problemas.
Por hoje é só pessoal, espero que eu tenha conseguido mobiliza-los a repensar os próprios costumes que formam seu jeitão de ser e que possa aos poucos ir experimentando um modelo mais ágil de pensamento e que vai te levar a uma vida mais ágil.
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem 01: Duoo Finanças
Imagem 02: Método Agil
Imagem 03: O Pensador
Imagem 04: Annellise Gripp
Imagem 05: Frases pequenas