Oie, tudo bem por aí? Para os amantes por viagens, quase nunca precisamos de motivo para embarcar. Porém, se a trip tiver um roteiro gastronômico, nos dá mais motivos para fazer as malas. É unir o melhor de dois mundos.
Costumo dizer que a culinária do local é quase que obrigatória para deixar a viagem ainda mais imersiva e gostosa, claro. Então, hoje quero indicar alguns destinos que prometem uma experiência quando o assunto é experimentar a segunda bebida mais consumida no mundo.
Neste roteiro com 3 destinos brasileiros a estrela é o café. Confesso que a bebida é uma outra paixão minha. Sendo assim, pegue sua xícara favorita e comece a planejar sua próxima viagem.
Gramado (RS)
Não dá para visitar a gelada Gramado, no Rio Grande do Sul, sem pensar em tomar uma bebida quentinha para se aquecer. Mas até mesmo quando as temperaturas não estão lá tão baixas, o turista dificilmente conseguirá fugir das tentações de um delicioso café colonial. A tradição vem da cultura alemã, que tem forte influência na região, cujos imigrantes trouxeram ao Brasil o hábito de reunir a família em torno da mesa, aos domingos, para um farto café da tarde, cheio de tortas, pães, frios e, claro, um delicioso cafezinho.
Onde se hospedar: No Ipê Amarelo Cama e Café, destaque para a qualidade do café da manhã servido na acomodação.
Campos do Jordão (SP)
Campos do Jordão é uma cidade localizada na Serra da Mantiqueira, no interior de São Paulo, e carrega características bem parecidas com as cidades da Serra Gaúcha. Um dos destinos mais populares durante o inverno brasileiro, Campos do Jordão carrega a alcunha de “Suíça Brasileira”, tanto pela influência arquitetônica das construções europeias, quanto pelo clima. Alguns dos itens gastronômicos mais comuns da região são os chocolates, vistos também nos fondues, os vinhos e, claro, os cafés.
Onde se hospedar: Pertinho do badalado centro de Capivari, onde tudo acontece, a Casa do Papai é uma acomodação com quartos em estilo alpino e um café da manhã delicioso, segundo os hóspedes que avaliaram a acomodação.
Rio de Janeiro (RJ)
Apesar de ser nacionalmente conhecida pelas suas praias e pelo calor que faz o ano todo, a cidade do Rio de Janeiro é a única brasileira que possui uma denominação de café que faz relação com os cidadãos que nela nascem. O café carioca é uma opção da bebida com um sabor mais fraco e não há, até hoje, um consenso sobre a invenção do nome. Esse cafezinho simples, encontrado em qualquer padaria raiz, é derivado de um dos mais famosos deles: o expresso.
Onde se hospedar: O cama e café Casanova Residence é um refúgio em meio ao agito da cidade e uma demonstração de como a natureza do Rio de Janeiro está presente por todos os lados. Além de relaxar, a acomodação conta com instalações para a prática de esportes aquáticos e disponibiliza aluguel de bicicletas.
Bônus
Caso você esteja ou seja de São Paulo, a dica é conhecer as inúmeras cafeterias e lojas especializadas. A cidade é onde residem os habitantes que mais consomem café no Brasil – diz-se que cerca de 25 milhões de xícaras da bebida são ingeridas por dia. A própria história da cidade é permeada pela cultura do grão, já que a economia cafeeira é uma das grandes protagonistas na transformação de São Paulo em um dos principais polos econômicos do país.
É o que eu sempre falo, São Paulo é uma cidade onde você sempre é turista. Por isso gosto tanto.
Um beijo e até o próximo Check-in, em São Paulo, ou no mundo!
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagens: Arquivo Pessoal da Colunista