Pouca gente que conheço cozinha tão bem quanto meu marido. Meus amigos sabem que, aqui em casa, Gustavo é o dono da cozinha. Na verdade, ele é um “dono de casa” da maior qualidade. Lava roupa, passa, faz comida, faxina e nunca achou que isso o tornava um homem diferente. Sempre deu banho sozinho na nossa filha desde bebezinha enquanto eu trabalhava de dia e fazia faculdade à noite. Fez centenas de papinhas, passou muitas horas lendo histórias e colorindo pôneis.
Resolvi falar dele hoje porque o mês de março é considerado o mês das mulheres e, nas próximas semanas, vamos levantar e sacudir bandeiras por mais igualdade no mercado de trabalho e respeito nas ruas. Seremos destaque pelos nossos feitos em ambientes masculinos e pelo direito de decidir como usar o nosso corpo. Pretendo encher as linhas das próximas colunas sobre aquilo que nos negam e devemos cobrar e aquilo que nos oferecem, mas devemos negar.
Mas, hoje, só hoje, quero falar sobre a maravilhosa mousse de chocolate que o Gustavo fez. O cara ficou na maior felicidade porque pegou a receita com minha amiga Paulinha, adaptou do jeito dele (menos doce) e tudo saiu perfeito.
Temos nossas lutas para vencer as diferenças, mas também temos que saber exaltar nossas semelhanças como seres humanos preocupados com a liberdade do outro, com a educação dos nossos filhos ou com a sobremesa do jantar.
Ah, e aqui em casa também é assim: eu sou da cerveja e ele, do vinho.
Pra quem quiser testar, segue a receita.
Mousse de chocolate do Gustavo
Bater seis gemas peneiradas com quatro colheres de sopa de açúcar. Em outro recipiente, bater seis claras com mais quatro colheres de sopa de açúcar. Derreter 200g de chocolate meio amargo e misturar com as gemas com açúcar e, depois, as claras com açúcar, delicadamente. Para finalizar, acrescentar uma lata de creme de leite. Deixar, pelo menos, quatro horas na geladeira.