Pensei muito antes de publicar esta coluna hoje pois vou falar de uma empreendedora de muito sucesso que marcou a minha vida de uma forma avassaladora. Lembrei de vários cases sobre empreendedorismo feminino onde as palestrantes não continham a emoção ao contar a história da empresa.
No Wikipédia encontrei que liderança é a condução de um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar, e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.
Liderança é um substantivo feminino e uma característica fundamental para o empreendedorismo. Teoricamente existem 3 tipos de liderança: autocrática, democrática e liberal mas hoje vou focar no impacto que um verdadeiro líder causa na vida das pessoas.
Adelina Alcântara Machado foi uma empresária de sucesso e fundadora da Organização Brasileira de Mulheres Empresárias (OBME) e, acima de tudo, uma líder nata. Identificava em cada pessoa uma habilidade, um dom ou talento nato e a motivava a crescer.
Aliás, motivação é uma especialidade do líder. Alcançar resultados exige muito esforço e comprometimento da equipe, é usar o exemplo da canoa onde todos devem remar na mesma direção, é sonhar junto e agir para transformar o sonho em realidade, é o nosso lema: sozinhas invisíveis, juntas invencíveis.
A capacidade que ela tinha de influenciar as pessoas era tamanha que deixou em cada uma de nós um pedacinho da sua personalidade; consigo identificar um pouco dela em cada amiga ou associada da OBME. Ao conversar com elas percebo como a Adelina conseguiu estabelecer histórias únicas, fazer com que cada uma de nós se sentisse especial.
As palavras sororidade e solidariedade definem o seu comportamento em relação a nós. Sororidade é irmandade, é tratar a outra como família, é escolher ir a um restaurante ou loja cujas proprietárias são mulheres para criar conexões entre empresárias. Solidariedade é ter um ato de bondade com o próximo, é pensar em ações para o bem comum.
Propagar a ética sempre foi uma preocupação dela em tudo que realizava. Nenhuma sociedade sobrevive sem ética e cidadania, e nesse caso não devemos ser coniventes com atitudes que vemos corriqueiramente como desrespeito aos idosos, estacionar em vagas destinadas a deficientes, agressões verbais, etc. Devemos nos indignar quando sentimos que estão lesando nossos direitos ou cerceando nossas liberdades de escolha.
O líder precisa ter uma atitude de positividade e no nosso exemplo é necessário falar sobre resiliência, a capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar às mudanças, na física é a propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica. Em minha vida tive alguns exemplos fantásticos de pessoas resilientes e positivas, mas a Adelina foi de uma força extraordinária, uma fé, coragem e determinação admiráveis.
Na vida pessoal e profissional todos nós passamos por situações de perdas e fracassos. O que difere o líder empreendedor é essa capacidade de dar a volta por cima, não se deixar abater diante das atitudes difíceis, ter fé e acreditar que irá conseguir. Lembre-se que perdedores são aqueles que desistem, portanto, enquanto você estiver perseverando você pode se tornar um vencedor.
Um líder consegue conduzir o grupo para trabalhar para um objetivo comum, deixa claro quais são as metas a serem alcançadas e as ferramentas necessárias, auxilia e ensina, aconselha quando necessário e acima de tudo é um exemplo a ser seguido.
A minha querida amiga Adelina foi capaz de reunir um exército de mulheres talentosas e muito diferentes para abraçar suas causas e seus projetos. Somos todas voluntárias que dedicamos nosso tempo e nossa expertise para transformar esse mundo num lugar melhor.
Inquestionavelmente ela é um exemplo de liderança, fé, sucesso e empreendedorismo.
Obrigada amada Adelina Alcântara Machado pelo legado que nos deixou.