Fe Bedran – Arte na TV: Ah, o Natal!

Já que nesta época do ano a maioria de nós já está concentrada nos últimos preparativos para as “Grandes Festas”, sejam elas motivos de celebrar a família, uma data religiosa ou simplesmente as férias, a coluna também decidiu vestir o chapéu do Papai Noel e embarcar neste tema, que é tão marcante para a Produção de Arte.

Assim como na vida real, o Natal demanda uma grande energia de produção dos Departamentos de Criação (Cenografia, Figurino e Arte). A probabilidade é que se tenha que decorar com enfeites natalinos cada cenário de uma novela, e em um folhetim das 21h, isso pode significar uma média de 50 cenários principais, sem contar todos os outros sets menores e os ambientes das Cidades Cenográficas (uma novela pode ter mais de uma C. Cenográfica). E mais importante do que quantidade, são a diversidade, originalidade e criatividade despendidas em cada um deles, para que todos tenham sua individualidade, personalidade e conceito de acordo com os personagens. Tudo isso com um orçamento sempre apertado. É claro que muitos dos ornamentos e árvores de Natal são alugados, mas mesmo assim são cuidadosamente projetados e encomendados de acordo com os cenários e suas identidades.

Vejam, por exemplo, a magnífica ornamentação natalina para o cenário do Castelo, a imponente residência de Charlô (Irene Ravache) e Otávio (Tony Ramos) na versão de 2012 da novela “Guerra dos Sexos” (slide de capa da coluna). A Produção de Arte deste folhetim das 19h alugou uma árvore de 4 metros de altura, que brilhava no cenário, por si só já deslumbrante. Não havia quem entrasse no estúdio durante as gravações e não se encantasse. Os enfeites da árvore refletiam o glamour e a elegância dos personagens. Embaixo da mesma, inúmeros presentes embalados suntuosamente.

Veja Também  Iramaia Loiola: Dica de espumantes para o Natal

Seguindo as tradições americana e europeia, a lareira recebeu as famosas meias vermelhas para comportar os presentes do Bom Velhinho, envolvidas por uma riquíssima decoração de folhagens, flores, frutas e velas, formando uma guirlanda natalina arrebatadora, para nenhum cenário da Disney botar defeito. Bravo!

Otávio (Tony Ramos) abaixado perto da linda árvore de Natal para bisbilhotar um dos presentes de Charlô (Irene Ravache), “Guerra dos Sexos”, 2012.

Falando em presentes, estes são um item imprescindível a qualquer cena de Natal. Os presentes, mesmo que sendo somente caixas vazias, embrulhadas com lindos papéis e laços de fita, não são poucos… Na verdade, chegam aos centos, e exigem muito esforço de produção. Aderecistas começam a trabalhar nas lindas caixas e sacolas de presentes aproximadamente duas ou três semanas antes das gravações. A maioria das caixas vem de fornecedores ou são compradas no centro da cidade. A mesa de trabalho, repleta de fitas de cetim, fitas adesivas, laços, enfeites, flores, papéis de seda e fitilho lembra uma verdadeira fábrica dos duendes do Papai Noel.

Ganhando dos presentes, o momento verdadeiramente mais esperados das cenas noelinas é a Ceia de Natal. O elenco (quem diz que não?) e também a equipe de gravação (ao término da mesma, com o que resta, rsss), esbaldam-se nas iguarias natalinas, entre pratos deliciosos, e sim, quentinhos, pois quase sempre a comida de cena é aquecida antes de ser servida. O difícil é conter as mãos gulosas fora da mesa e dos pratos antes do famoso “__ gravando!”.

Nas fotos da direita e da esquerda, parte da linda ceia montada para o “Esquenta” ao final do ano de 2014. Durante as 8 horas de gravação, garçons serviram cerca de 36 convidados sentados em torno de cinco mesas ao redor do centro do palco, em uma verdadeira festa (mais fotos, na coluna da semana que vem). Na foto de centro, a memorável ceia de Natal da casa de Tide (Tarcísio Meira), o patriarca da novela “Páginas da Vida” de Manoel Carlos, em 2006. Cerca de 20 pessoas sentaram-se à mesa, em meio a amigos e familiares. A gravação, entre takes gerais, médios e closes, durou quase 3 horas, pois foi feita por eixo de câmera, e não cronologicamente. O resultado é que cada etapa da ceia foi servida de duas a três vezes para os vinte personagens do elenco, um total de aproximadamente 60 montagens de pratos (mais fotos deste Natal na coluna da semana que vem).
Da esquerda para a direita e de cima para baixo: o tradicional “Tronco de Natal” ou “Bûche de Noël” (receita e história no site http://confrariadobaraodegourmandise.blogspot.com.br/2010/11/buche-de-noel-o-tronco-de-natal-e.html ), o também tradicional “Bolo de Natal” com frutas cristalizadas e nozes (Esquenta, 2014), a ceia na Pensão da Zoroastra (Glória Menezes) com Lívia (Flávia Alessandra), Rodrigo (Alexandre Borges), crianças e convidados (“Beijo do Vampiro”, 2002), a mesa de sobremesas da ceia de Charlô (Irene Ravache) e Otávio (Tony Ramos) em “Guerra dos Sexos”, 2012, e um detalhe da mesa da casa dos Sampaio (Giulia Gam, Leopoldo Pacheco e Caio Castro), em “Ti Ti Ti”, 2010.
Viajando para o passado, deliciem-se com o lindo desfile de Natal na Cidade Cenográfica da novela “Alma Gêmea” em 2005. Uma bandinha de música, carros de época enfeitados, papais noéis e duendes malabaristas e uma linda “carroça alegórica” com mamães noéis em balanços floridos, passearam pelas ruas da cidade alegrando os habitantes de Roseiral. Todo o trajeto foi enfeitado com fitas e flores vermelhas. No centro da praça, ergueu-se um pinheiro verdadeiro de aproximadamente 5 metros de altura (uma raridade nos “trópicos” como no Rio de Janeiro e em pleno dezembro). Na estória, Roberval (Rodrigo Phavanello) aproveita o desfile para distribuir o dinheiro que Dalila (Fernanda Machado) havia ganhado de Cristina (Flávia Alessandra) para a população do vilarejo.
No primeiro slide, a graciosa “Chocolate com Pimenta” 2003, não poderia ficar de fora desta amostra. À esquerda, a árvore de Natal do cenário do Prefeito Vivaldo (Fúlvio Setefanini), com Priscila Fantin como Olga e Marcela Barrozo como Estelinha. À direita, a simples, mas charmosa ceia de Natal do Sítio de Margarido (Osmar Prado) e Carmem (Laura Cardoso). Muitos dos enfeites das árvores de Natal da novela foram produzidos na Fábrica de Cenários dos Estúdios Globo, para chegarem o mais próximo possível dos reais de antigamente. Outros foram emprestados pela família da Produtora de Arte da novela. E que tal fazermos uma visita à Favela do Alemão montada nos Estúdios Globo para a novela “Salve Jorge” em 2013, no segundo slide? A ceia organizada pelos moradores em frente ao Bar do Clóvis (Walter Breda) foi um tremendo sucesso. Toda a cidade cenográfica da favela foi enfeitada para o Natal. Enquanto isto, as caixas de som tremiam com a música agitada na Laje do Miro (André Gonçalves).
Encerramos esta semana com o Natal cor-de-rosa da novela “A Vida da Gente”, 2011, com o cenário de Manuela (Marjorie Estiano). A inspiração para decoração natalina veio da profissão da personagem, que é confeiteira de mão cheia e dona de um buffet, além de criar a sobrinha Júlia de 5 anos de idade. A Produção de Arte apostou no rosa com pinceladas de azul, amarelo e verde. A fofuríssima árvore pink de 1,80 m de altura foi enfeitada com mais de cem biscoitos, vários cupcakes, cinco quilos de jujubas e cinco quilos de marshmallows que formavam correntes e guirlandas em meio a ursos de feltro, luzes e bolas coloridas.

Na semana, voltamos com mais Festas de Natal e Ano Novo. Por enquanto, fique com algumas curiosidades:

 

 

*Os textos e opiniões dadas neste portal são de total responsabilidade de cada colunista.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens