Crítica: O Dia do Atentado (Patriots Day)

040616_PATRIOTSDAY_KB_462.CR2

No final da década de noventa, o então ator Peter Berg, mais conhecido por seus papéis de coadjuvante em filmes como Cop Land (James Mangold, 1997) e A Última Cartada (Joe Carnahan, 2006), fez uma bem sucedida migração para trás das câmeras, emplacando sucessos como Bem-Vindo à Selva (The Rundown, 2003), O Reino (The Kingdom, 2007) e Hancock (2009), até agora seu maior sucesso de público. Após uma breve derrapada em 2012 com o fraco Battleship: A Batalha dos Mares, Berg voltou com força total à partir do ano seguinte. Além de acertar na mosca em sua direção do episódio piloto da fenomenal série da HBO The Leftovers em 2014, Berg emplacou uma trinca de produções ao lado do astro Mark Wahlberg: Os ótimos O Grande Herói (Lone Survivor, 2013) e Horizonte Profundo: Desastre no Golfo (Deepwater Horizon, 2016), e no mesmo ano, este também sólido O Dia do Atentado (Patriots Day, EUA, 2016).

Esta nova colaboração com Wahlberg, é praticamente um registro semi-documental, em torno do atentado terrorista ocorrido no dia 15 de Abril de 2013, durante a Maratona de Boston, onde a explosão de duas bombas feitas com panelas de pressão, causou a morte de três pessoas e feriu outras 264.

Assim como em O Grande Herói e Horizonte Profundo, Berg mostra mão firme na direção do filme, desde as sequências pré-atentado e do atentado em si, até a massiva investigação do FBI e da polícia de Boston, para eventualmente descobrir os culpados pelas explosões. Por fim, Os irmãos chechenos Dzhokhar Tsarnaev e Tamerlan Tsarnaev foram identificados como os responsáveis pelo atentado.

patriotsdayheader

O roteiro extremamente coeso do próprio Berg, em parceria com Matt Cook (do thriller Triplo 9 e do western O Duelo) e Joshua Zetumer (do remake de RoboCop, dirigido pelo brasileiro José Padilha em 2014), é didático e completo, mas sem ser cansativo. O dinamismo tanto na direção quanto no texto da narrativa é fundamental para que O Dia do Atentado funcione mais do que apenas como um registro documental, e adentre com passos firmes as terras do thriller propriamente dito, e o filme empolga nas sequências em torno da investigação e captura dos terroristas, onde brilham as peças do afiado elenco da produção.

Veja Também  Crítica: All Nighter (2017)

Além de Wahlberg, no papel do oficial de polícia Tommy Saunders, um dos homens que presenciaram mais de perto os devastadores efeitos das explosões, brilham também os sempre competentes John Goodman (Rua Cloverfield, 10), no papel do comissário de polícia de Boston; Kevin Bacon (O Homem Sem Sombra), no papel do agente do FBI Richard DesLauries, o responsável direto pela investigação; e J.K. Simmons (vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por sua fenomenal interpretação em Whiplash: Em Busca da Perfeição), que interpreta o Sargento veterano Jeffrey Pugliese. Cada um destes homens, à sua maneira, colaboraram para que os culpados fossem identificados e o cerco à eles, efetuado com extrema rapidez.

A produção ainda conta com as participações das belas Michelle Monaghan (Missão Impossível III), e Melissa Benoist (a Supergirl do seriado do canal CW), em papéis menores mas de importância para a trama.

É interessante também a maneira com que Berg e companhia abordam toda a situação também pelo prisma humano. O diretor equilibra com perfeição os elementos emocionais envolvendo seus protagonistas, o que ajuda demais o público a compactuar com cada um deles. Graças à este cuidado e carinho de Berg com a narrativa e desenvolvimento dos personagens centrais, O Dia do Atentado consegue reverenciar cada um destes heróis da vida real de maneira honesta e merecida, sem soar pedante ou mesmo melodramático.

Uma produção extremamente séria, relevante e equilibrada com perfeição entre o didatismo profissional, e o elemento humano dos eventos que retrata com sólida veracidade, O Dia do Atentado é mais um grande trabalho da dobradinha Berg e Wahlberg, também produtor do filme. Um ótimo exemplo do cinema utilizado como importante ferramenta de aprendizado e reflexão, sem distorções ou inverdades desnecessárias em troca de uma rica bilheteria.

Veja Também  Crítica: Beyond Skyline (2017)

O Dia do Atentado chega aos cinemas brasileiros no dia 20 de Abril de 2017.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens