Oi, essa semana quero falar do princípio para que se tenha uma alimentação equilibrada e barata.
Então pega essas dicas e às coloque em prática na próxima ida ao mercado. Bora lá.
Ir ao mercado, existem regras (não são muitas) que devem ser cumpridas quando o assunto é economia e nutrição.
Primeiro:
Não ir com fome, isso mesmo, a fome dentro do mercado faz com que você compre a mais e leve guloseimas com pouca ou nenhuma nutrição que irá ser consumida as vezes ali mesmo.
Segundo:
Levar uma lista do que está faltando, quantas vezes chegamos em casa com mais uma lata de extrato de tomate, já tinha duas, mais um detergente, e ainda tinham três escondidinhos. Esse mal hábito de não ter a lista em mãos faz com que o mais importante possa ficar para trás e levemos itens que já tinham em estoque em casa. Temos vícios na hora das compras, acredite. Eu tinha a mania de achar que o pó de café sempre estava acabando e já cheguei a ter um aberto e três fechados. 🙂
Terceiro:
Tenha em mente pelo o menos o que gostaria de preparar nos almoços da semana, ou jantares isso ajuda na agilidade da escolha das proteínas, vegetais, frutas e hortaliças.
Quarto:
Focar nas promoções do mercado, as frutas e vegetais por exemplo são bem mais em conta em dias específicos que pode variar de mercado para mercado, em época de colheita com certeza elas estarão com melhor preço.
Agora vai a dica de ouro da semana.
O que de nutritivo posso comer no jantar quando chego em casa, cansado, com fome e preguiça.
A velha e boa sopa de legumes, mais calma, sei que é chatinho para alguns cortar todos os legumes, refogar os temperos esperar ficar pronto, aí meu Deus deu uma preguiça só de pensar, eu quero é deitar de barriga cheia e pronto. Eu entendo e tenho uma dica maravilhosa.
Sabe aqueles pacotes de legumes congelado que tem no mercado numa variedade infinita de marcas e variações, pois então eles mesmo.
Posso garantir que são uma mão na roda nesse momento. São cheios de nutrientes já cortadinhos, fácil e baratinho. Claro que se comparados aos legumes in natura que você mesmo corta e congela o custo nem se compara, mais a questão é praticidade e nutrição.
Receitinhas, “bora comigo”.
Primeira Receitinha:
Refoga temperos do seu gosto, alho, cebola e sal no azeite de oliva ou manteiga. Coloca açafrão, joga os legumes e acrescenta água fervente. Pronto em 10 minutos uma refeição nutritiva, leve para noite. O corpinho agradece!
Segunda Receitinha:
Mais uma vez faz um refogadinho de temperos de sua preferência, uma proteína que pode ser peito de frango em tiras, carne moída, camarão, peixe ou ovo, o que tiver na geladeira. Deixa dourar e acrescenta os legumes faz aquele picadinho com legumes e proteína maravilhoso.
Terceira Receitinha:
Sobrou arroz, não jogue fora.
Repete o refogadinho, acrescenta os legumes deixa cozinhar na própria água que irá soltar, acrescenta o arroz já cozido, frite um ovo ou passe um bife de frango ou boi na frigideira, jantar prontinho.
As combinações são infinitas, esses legumes em um pacote de um quilo para uma família de quatro pessoas rendem de três a cinco refeições.
Vou colocar toda semana algumas dicas e receitas para facilitar a vida, economizar e comer mais nutrientes.
Vai colocar em prática, certo.
Juliana Pimenta
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem 01, 03 e 04: Arquivo pessoal da colunista
Imagem 02: Freepik
Respostas de 2
Adorei as dicas 👏é muito importante saber cozinhar reaproveitando o que tem na geladeira!!!
Essa menina sim que sabe, parabens amor titia tem muito orgulho de vc…!!! 🥰😘🥂🍾🥂🕯🧿🕊❤🙏