Nika Pereira – uma visão feminina no esporte – falta de patrocínio

Olá! Essa semana, recebi uma mensagem de um time realizando uma vaquinha virtual para poderem participar do Campeonato Brasileiro de Handebol. Então me deu vontade de falar sobre um assunto que poucas pessoas sabem, a realidade na vida do atleta não patrocinado.

É bem comum eu receber ou encontrar na internet, solicitação de vaquinha para que alguns atletas possam viajar e competir em vários estados ou países. É verdade que existem vários projetos do Governo como o “Compete” que ajudam alguns atletas a conseguir viajar para as competições, além da Lei de incentivo ao esporte nº 11.438/06, que ajuda a manter muitos projetos sócio-esportivos. No entanto, sabe-se que nem todos os atletas e competições são contemplados por estas e outras iniciativas esportivas governamentais.

Então decidi fazer uma breve pesquisa sobre atletas que necessitaram desse tipo de recursos e logo de cara me deparei com a vaquinha realizada por torcedores para dar suporte ao atleta do arremesso de peso, Darlan Romani, nos jogos Olimpíadas de Paris em 2024 e já ultrapassou de 300 mil reais. Na última Olimpíadas que ele participou, a de Tóquio, ficou em quarto lugar.

A atual senadora e ex-atleta de vôlei, Leila Barros, afirmou que, dos 309 atletas brasileiros em Tóquio, 131 não tinham patrocínio, 36 realizaram permutas, 41 promoveram “vaquinhas” para arrecadar recursos, 33 conciliam o esporte com outro emprego e 78 nem sequer estão incluídos no Programa Bolsa Atleta. O que salienta a importância de ajudarmos aos nossos atletas a cada dia.

Se estamos falando do fato de atletas olímpicos estarem precisando de apoio para treinar, imagine nossos futuros atletas, que ainda não são conhecidos, como conseguirão se tornar atletas de ponta sem apoio financeiro? Ainda bem, que existem algumas empresas que apoiam algumas equipes e atletas amadores em suas atividades esportivas. E são essas empresas que devemos valorizar e divulgar a marca delas.

Veja Também  Cillo: O último voo do Falcão, "rei das quadras"

 É isso, a gente sempre vai se encontrar por aqui.

Não se esqueçam aqui a gente se Comunika sobre esportes.

 

Nika Pereira

 

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

 

Imagem: Freepik

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens