O equilíbrio emocional é imprescindível em todas as situações. Pois, se você não for um bom gestor das emoções, acabará enfrentando dificuldades em todos os âmbitos da vida e jamais logrará êxito nas suas metas.
Nesta matéria abordo este equilíbrio no tocante às viagens internacionais, intercâmbios, e ou trabalhos realizados fora do país.
Vale frisar, que estas experiências nem sempre serão perfeitas como as belas fotos em redes sociais. As pessoas que já passaram por estas, tiveram que enfrentar muitas adversidades e manter o equilíbrio, para que o objetivo da viagem fosse cumprido.
Quando viajamos para outro país, temos que respeitar a cultura, se adequar ao convívio com pessoas diversas, se adaptar ao clima, etc…
Devemos sempre manter o equilíbrio para lidar com eventuais acontecimentos, tais como; extravio de bagagem, divergências culturais, receptividade da empresa e ou família (intercâmbios), atrasos de voos etc..
È bastante comum vermos jovens brasileiros que vão fazer intercâmbio regressarem ao Brasil. Isto se dá na maioria das vezes, porque estes jovens estão acostumados a não fazerem tarefas domésticas no Brasil e quando se deparam diante da cultura americana ou europeia, por exemplo, os mesmos terão que fazer sua própria alimentação, lavar suas roupas e cuidar de si. (a maioria viaja despreparada emocionalmente).
Eu particularmente, já vivi muitas situações que se não soubesse gerir minhas emoções ou falar outro idioma estaria perdida. Dentre elas; eu chegava a Madri e minha mala em Paris, ter que pagar diária extra em Frankfurt por negligência da agência brasileira e ainda pedir desculpas à recepcionista,pois, não podia perder meu voo.
Gostaria de mencionar em especial, uma situação no Réveillon de Berlim. Estávamos todos felizes em “Brandenburger Tor” festejando a chegada de 2012, quando no final do evento ,todos os intercambistas se perderam em meio à multidão.Restaram apenas 2 amigos comigo.Decidimos caminhar pela cidade em busca de algo para comer,uma vez que finalizado o evento,os estabelecimentos começaram a fechar e a cidade a se preparar para o amanhecer. Quando vimos estávamos perdidos no meio de Tiergarten (parque urbano no centro de Berlin com vegetação densa) , sem luminosidade e muito frio!Neste momento foi necessário muito equilíbrio! Foi então, que avistamos a luz vinda de um caminhão de lixo, cujo os funcionários nos ajudaram a chegar ao hotel. Acreditem em vocês 7:00 a.m. Berlim já estava sem nenhum vestígio de festa.
Diante destes relatos, quero dizer a todos que já viveram ou ainda vão viver uma experiência internacional, que mantenham se calmos e equilibrados diante de qualquer desafio a que venham passar.
E para encerrar deixo algumas dicas para que sua viagem seja inesquecível.
Dica 1 _Se prepare emocionalmente. Equilíbrio é tudo!
Dica 2_Pesquise sobre o país,cultura,idioma,clima, etc..
Dica 3_Se tiver oportunidade estude inglês,pois, o idioma é falado no mundo todo
Dica 4_Leve sempre um dinheiro extra e cartões para qualquer necessidade
Dica 5_Aprenda a dizer no idioma do país algumas palavras, pois, os nativos ficarão felizes em ver seu empenho em se comunicar no idioma local.
Dica 6 _Respeite a cultura do país mesmo que para você seja irrelevante. Ex: Se for mulher e viajar para um país mulçumano,não usem roupas decotadas e use o véu” hijab”nas mesquitas por respeito.
Dica 7_Se viajar para praticar esportes de inverno como ski ou snowboarding, faça um excelente seguro saúde que possa cobrir eventuais traumas ou fraturas. Leve também na sua mala alguns medicamentos tais como; analgésicos, antialérgicos, antissépticos, band-aid etc…Alguns países nórdicos como Alemanha e Dinamarca no inverno, as farmácias fecham cedo e 5:00 p.m. já é noite!
Espero tenham gostado da matéria e que tenham uma excelente viagem! Sejam bons gestores emocionais e assim terão experiências incríveis por este mundo lindo!
Michelle Figueiredo é psicanalista, poliglota e amante de viagens.
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagens: Arquivo pessoal da colunista
Respostas de 3
Michelle qurida, bom dia, guten Morgen!
Adorei o seu conteúdo e saber um pouco mais sobre você.
Um abraço
Mario de Munique
@guiaBrasileiroEmMunique
A Dra Michelle Figueiredo é um canal de informações produtivas , com sua dinâmica, experiências de vida, mundo e mentes , tem contribuído muito na vida de muitas pessoas.
Michelle!! você é uma excelente profissional, com um nível cultural internacional abrangente para quem tenha interesse de morar ou visitar outros países, suas orientações sempre serão muito úteis.
Viviana (Guia de turismo receptivo em Salvador Bahia)
@vivianatours