Sob a Nuvem Cinza: Como o Mau Humor Crônico Transforma o Cotidiano

Sob a Nuvem Cinza: Como o Mau Humor Crônico Transforma o Cotidiano
Créditos Freepik

Eu conheço muita gente que, apesar de a música tocar e todos dançarem, escolhe ficar emburrada: “Não vejo a hora de essa festa acabar!”.
Conheço também quem, mesmo tendo saúde, um trabalho bem remunerado e uma infinidade de oportunidades, prefere se comparar com quem tem mais, com quem sabe mais ou com quem pode mais: “Por que ele e não eu?”

Você conhece gente assim?

Eu sei que você conhece.

O mau humor crônico é real e transforma o cotidiano. O mau humor é um mal sutil e traiçoeiro, o mau humor brota em um coração que parece impermeável, incapaz de ser tocado pela dança e alheio ao vocabulário da gratidão.

Pois bem, sob essa nuvem cinza, a vida se torna incerta e carregada das angústias de ontem, de hoje e até de amanhã, ainda que o amanhã não exista no aqui e agora.

Quem é que pode suportar tal fardo angustiadamente carregado de pavor e negatividade?

O mau humor é incapaz de viver o presente. Sob essa nuvem cinza, ele se torna uma doença quase incurável, especialmente quando o olhar do indivíduo se fixa na impotência, no fracasso e no azar. Assim, o mau humor se transforma no pior inimigo do ser humano.

Você conhece gente assim?

Isto posto, a gente começa a superá-lo quando a gente o chama pelo seu nome, a gente começa a superá-lo quando a gente não esconde que ele é real e existe.

Superamos o mau humor ao mudar o foco, vencemos o mau humor quando cultivamos relações saudáveis, superamos o mau humor evitando o uso excessivo de redes sociais e, em muitos casos, vencemos o mau humor quando buscamos ajuda profissional.

O autocuidado e o apoio de pessoas de confiança são essenciais para aprender a vencer o mau humor. Você tem amigos sérios? Você tem gente que te quer bem, e te ama verdadeiramente? Você conhece gente que te escuta e está cheia de empatia por ti?

Veja Também  Renata Figueira de Mello: Chora Rio e chora o Brasil

Aliás, a tradição judaico-cristã diz que “O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos”.

Quem é capaz de suportar um espírito abatido e cheio de pessimismo?

Eu espero que o teu coração no dia de hoje se encha de gratidão pela vida, e o teu olhar transborde de fé e ternura nesta semana, e a tua alma cultive um jardim de flores regado pela esperança Divina a fim de que você prove a sublimidade da alegria que brota no coração como remédio para o teu mau humor.

Até a próxima!

Fábio
Collonges-au-Mont-d’Or

Loading

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens