Kacau: Como os brasileiros estão consumindo o Streaming?

O Streaming é uma tecnologia que possibilita maior velocidade no envio de dados via internet, e esses dados não necessitam de download, por isso não ocupam tanto espaço.

Transmitindo conteúdo multimídia via internet, o streaming assume duas formas. Quando o conteúdo é uma transmissão ao vivo, como lives, eventos esportivos ou de entretenimento, trata-se de uma live streaming, quando é gravado, assim como séries, filmes e músicas, chamamos de streaming on demand.

Entre as maiores plataformas de streaming do mundo no momento, temos:

  • Netflix (vídeo)
  • YouTube (vídeo e música)
  • Amazon Prime Video (vídeo)
  • Deezer (áudio)
  • Spotify (áudio)

Entre as redes sociais estão TikTok, Instagram, Facebook e Twitter, oferecendo streaming de vídeo e áudio através de live streaming e on demand, permitindo que os próprios usuários não só usufruam mas também produzam e transmitam seus próprios conteúdos.

O avanço da banda larga de internet e serviços 4G e 5G, abriram as portas para o crescimento do streaming de áudio e vídeo no Brasil.

A facilidade do acesso fez com que esse conteúdo ganhasse não só o mundo mas também os brasileiros, que estão entre os 5 maiores consumidores de streaming no mundo, ocupando o segundo lugar no ranking, só perdendo para os EUA.

Dados da FSB, instituto especializado em pesquisa para a comunicação de resultado, em parceria com a plataforma Roku através do levantamento “Streaming 2022”, mostram que 75% dos brasileiros usam o serviço de streaming todos os dias, 88% já madrugaram maratonando alguma série, inclusive deixando de sair de casa para encontrar com os amigos e 70% confessaram que preferem ficar em casa assistindo algum conteúdo de streaming do que ir ao cinema.

Veja Também  Kacau – Marketing Olfativo: os aromas como estratégia de vendas

De acordo com uma pesquisa da Morning Consult, empresa global de inteligência, realizada em abril deste ano, 53% dos brasileiros assinam de 1 a 2 serviços de streaming, 18% de 3 a 4, 4% de 5 a 6 serviços e 25% ainda não assina nenhum.

Entre os meios preferidos pelos brasileiros para consumirem o streaming, estão:

  • 56% dos brasileiros consomem através de Smart TVs
  • 28% através de smartphones
  • 10% através do computador
  • 5% através do tablet
  • 3% através de outros aparelhos

Já o momento favorito dos brasileiros para o consumo do streaming é:

  • 89% consomem durante as refeições
  • 55% arrumando ou limpando a casa
  • 50% quando estão sozinhos
  • 42% nos momentos de lazer com a família

Realmente o streaming tem influenciando no hábito e no comportamento das pessoas que estão substituindo outras atividades de lazer e optando pelos momentos que o serviço oferece.

Além de ser uma tendência que já era prevista, o streaming ganhou ainda mais público com o período de quarentena e isolamento social da pandemia, e podemos perceber como o mercado que gera esse conteúdo vem crescendo e mostrando tamanha concorrência, principalmente por ter cativado um público exigente que quer um bom retorno pelo que paga na assinatura da plataforma.

A Netflix é a líder do segmento no mundo e no Brasil, mas a concorrência já começou a afetar. Dados da Just Watch, guia de busca para streaming de vídeos, apresentaram a primeira queda da plataforma em 10 anos, equivalendo a perda de 200 mil assinantes, e prevê uma perda ainda maior até mês que vem.

Enquanto isso, no Brasil, a Netflix continua liderando o ranking do streaming de vídeos:

  • 31% dos consumidores assistem Netflix
  • 22% Amazon Prime Vídeo
  • 11% Disney + ( Disney Plus)
  • 10% HBO Max
  • 8% Globoplay
  • 4% Telecine
  • 3% Star+
  • 11% outros
Veja Também  Manga: Clique e veja a charge do atacante Firmino

Entre as principais plataformas de streaming de música que conquistaram os brasileiros, estão Spotify, Deezer, SoundCloud, Sua Música, TuneIn e Podcasts via aplicativo.

Não é de hoje que os brasileiros estão entre os que mais consomem algum tipo de serviço relacionado ao meio digital, mas esse público que é exigente, já determinou o que quer e o que espera do streaming para se manter no topo do ranking de consumo.

Para os brasileiros, o serviço de streaming precisa estar sempre buscando pela inovação, acessibilidade, conteúdo diversificado para todas as faixas etárias, pouca burocracia e objetividade na aquisição do serviço, bom preço e pacotes flexíveis com custo-benefício.

Por Kacau

Imagens: Pixabay

**O conteúdo e informação publicados são de responsabilidade exclusiva do colunista e não expressam necessariamente a opinião deste site.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens