Kacau: O Marketing nas Redes Sociais

A tecnologia facilitou tudo através da internet, e por esse meio, o Marketing se consagrou no espaço digital, principalmente nas Redes Sociais.

No início, as Redes Sociais pareciam apenas um recurso para socializar, mas hoje, elas estão ativamente voltadas para um networking que busca a troca de informações.

As Redes Sociais são ferramentas que unem ou aproximam pessoas através de assuntos e valores de interesse comum. São verdadeiras soluções digitais e inovações do marketing, com grande abrangência, facilitando a interação e ampliando as possibilidades.

Mas, aplicar o marketing nas Redes Sociais, vai muito além de criar posts diários para se promover, divulgar a marca, produtos ou serviços. Fazer Marketing nas Redes Sociais é uma tarefa que envolve Planejamento e Estratégias para a Otimização do Perfil.

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO

O planejamento visa facilitar as atividades do Marketing, otimizando tempo, esforços e custos. Criar um processo de todas as ações que você pretende realizar, é algo que permite uma visão mais ampla das possibilidades e consequentemente dos resultados.

Alguns fatores são indispensáveis para um bom Planejamento de Marketing nas Redes Sociais, sejam para fins pessoais ou do seu negócio:

1. Objetivo e Estratégias
Muito antes de começar a produzir e publicar o conteúdo, defina o que você quer, aonde quer chegar e os resultados que pretende alcançar. Tenha em mente o público que quer atingir e de que forma ou que recursos pretende usar para chegar até ele. O plano de fidelização da marca e do cliente, também precisam estar bem definidos nessa etapa inicial.

2.Conheça o seu Público
Identifique com precisão e detalhes quem é o seu público-alvo e quem são as pessoas que você quer alcançar. Saiba suas caraterísticas, interesses, hábitos, preferências e busque-o nas Redes Sociais, analisando mais de perto quais as possibilidades de interação que você pode ter com ele, e quais as maneiras interessantes de abordar ou de atrair a atenção dele.

3.Disponibilize uma Verba
Você  precisa avaliar  seus recursos financeiros para investir nestes canais, pois  se  engana quem pensa que divulgar em Rede Social é uma ação gratuita. Teoricamente sim, mas o fato é que o alcance orgânico das publicações é muito baixo. Portanto, para um alcance maior e de resultado, as vezes será necessário impulsionar ou promover alguns conteúdos, e essas ações tem preço.

4.Estabeleça as Redes Sociais Adequadas aos seus Objetivos e Oferta
Nessa etapa é importante que você conheça ao máximo todas Redes Sociais, assim como as ferramentas e recursos oferecidos por cada uma delas, para saber qual é a mais indicada para divulgar você ou a sua marca.

Segundo dados da We Are Social e HootSuite, o Brasil é o terceiro país que passa mais tempo nas Redes Sociais:

Fonte – We Are Social e Hootsuite

De acordo com o site Resultados Digitais, com dados da We Are Social e Hootsuite, no Ranking Nacional das Mídias Sociais mais usadas, o Facebook se mantém em primeiro lugar, com 130 milhões de perfis ativos. Confira o Ranking das 10 Redes Sociais mais usadas pelos brasileiros em 2021, no gráfico montado com base nestes dados:

Obviamente essa informação é bem relevante na hora de escolher quais redes usar para as ações de Marketing, mas ainda assim é necessário entender para que elas servem. Vejamos pelo menos 6 delas, as mais usadas nas ações de marketing:

Facebook: uma rede que visa a interação e engajamento entre as pessoas, por meio de assuntos em comum. É a rede adequada para compartilhar notícias, vídeos ao vivo, assuntos sobre você, sua marca, produto ou serviço. A rede é o local ideal para exaltar a marca, publicar assuntos relacionados, estimular a opinião e a interação do público que pode ajudar a expandir seu conteúdo por meio do compartilhamento também.

YouTube: a plataforma de vídeos mais conhecida no mundo. No YouTube a informação dos mais variados assuntos é transmitida através de audiovisuais, desde vídeos amadores à clipes musicais, trailers de filmes, notícias, shows, documentários, entrevistas, cursos, tutoriais entre vários outros. É a segunda maior plataforma de buscas depois Google, e permite também a interação dos usuários através de comentários. O YouTube é considerado um ótimo canal para engajamento e visibilidade da marca.

WhatsApp: a plataforma que revolucionou a maneira de se comunicar, permitindo não só o envio de fotos e vídeos, mas também o compartilhamento de documentos, localização, mensagem de áudios, chamadas de voz e vídeo conferências. Uma verdadeira revolução no que era apenas um SMS. Hoje, o WhatsApp serve como canal de vendas, canal de suporte ao cliente, e realiza transações, tanto que hoje existem contas pessoais e contas comerciais. A plataforma se tornou um recurso fácil, rápido e muito funcional onde lojas podem enviar imagens ou anúncios de produtos e ofertas para seus clientes, alavancando as vendas, trazendo facilidades aos consumidores e bons resultados.

Instagram: uma plataforma de forte apelo visual, voltada para imagens e vídeos curtos, porém, com um bom engajamento entre curtidas, comentários e reposts. A rede é ideal para o marketing pessoal ou comercial, pois é uma ótima vitrine para perfis pessoais e empresariais. Além de ser o local ideal para promoções, sorteios, enquetes entre outros recursos que permitem o público interagir trazendo dados importantes para um possível reposicionamento da marca, ou mudanças estratégicas que tragam melhores resultados. Hoje, o Instagram também é fonte de informação relevante sobre diversos assuntos, e as hashtags otimizam o mecanismo de busca por temas específicos.

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Twitter: Rápido e objetivo. Esse é o jeito de se comunicar nessa plataforma que tem um espaço limitado de caracteres. Você pode postar imagens, vídeos e links que redirecionem o público para outros lugares. Mas a princípio, sua postagem deve ser curta e direta. É como uma rede que dispara manchetes ou opiniões pessoais dos assuntos do momento. Noticias da atualidade e novidades de diversos assuntos, inclusive de grandes marcas e do mercado, são o foco e o tema principal.

LinkedIn: Uma plataforma focada em assuntos mais coorporativos e empresariais. O conteúdo desta rede é voltado para o mercado dos negócios, vagas de emprego, profissionais qualificados e oportunidades. Bem diferente das demais, não é um canal promocional, e sim, uma rede onde as pessoas estão conectadas por relações de mercado, para trocas de experiências e assuntos relevantes voltados para uma mudança promissora na carreira.

Mas, vamos voltar ao Planejamento:

5.Produza um Bom Conteúdo
Gere conteúdo de boa qualidade e com frequência. É aí que entra o Marketing de Conteúdo, uma estratégia do Marketing Digital voltado para a produção e divulgação do conteúdo perfeito para o público certo no momento exato em que ele precisa, e nesse mesmo processo, como estratégia fundamental, entra em cena o Inbound Marketing, que diferente do marketing tradicional, também chamado de Outbound, onde a marca precisa correr atrás do cliente e investindo muito para isso com promoções, ofertas e anúncios, o Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de atração, é a estratégia usada para atrair a atenção do público, através de sites, Redes Sociais e outros, usando mecanismos de busca pelos quais o próprio público procura e encontra você ou sua marca em suas buscas on-line, o que cria um relacionamento mais duradouro e de mais engajamento. Não esqueça que publicações frequentes são essenciais para que os algoritmos da plataforma em questão, percebam que o perfil está em atividade, e assim, continuem distribuindo bem e mostrando seus posts para os usuários.

Foto – Pixabay


6.Acompanhe os Resultados

Você precisa monitorar o resultado do seu trabalho. Para isso, precisará contar com a ajuda do KPI (Key Performance Indicator), ou seja Indicador-chave de desempenho. O KPI é um conjunto de ferramentas que auxiliam na análise de resultados das ações de Marketing de uma empresa, pois medem estes resultados, notificando se as metas de diversos setores sejam quantitativos, qualitativos ou financeiros foram alcançadas ou não, e ao mesmo tempo podem indicar onde estão os possíveis erros ou pontos a melhorar.

ESTRATÉGIAS PARA OTIMIZAR O PERFIL

Para a aplicação do marketing nas Redes Sociais, além do planejamento, é preciso otimizar o perfil, sendo ele pessoal, particular, comercial ou empresarial. Sendo assim, considere algumas estratégias:

– Seja Você
Existe uma frase que diz: “Deixe-me ver o que postas, e te direi quem és”. O fato é que isso é complexo. Há pessoas que são o reflexo de seus posts, mas há quem publique ilusão, há quem poste uma realidade que não é a sua, e isso, só o tempo vai mostrar. Você não precisa expor sua vida nas Redes Sociais, mas seja real com o que postar. Ostente apenas com o que realmente for seu. Impressione pelas atitudes, comportamento e conhecimento.

– Crie um Perfil Interessante 
Foque no que você sabe ou faz melhor. Não tente impressionar com falsas promessas. Originalidade e autenticidade são fundamentais. Você não precisa usar seu nome de registro, pode usar um nome pelo qual você queira ser reconhecido, seja na internet ou fora dela, e que tenha força, cause impacto. Nas redes sociais, muitas pessoas optam em ter dois perfis, um profissional que é público e um pessoal, geralmente privado. Isso porque nem todo mundo gosta de misturar as coisas ou dividir sua vida pessoal com pessoas desconhecidas ou das suas relações profissionais. Isso funciona, é uma boa opção e absolutamente normal.

– Invista na Identidade Visual
Lembre-se de que é como criar um produto, ele precisa estar bem apresentado, ter uma boa embalagem e ser interessante. Capriche na imagem e no design do perfil. Busque a harmonia visual entre imagem e texto. Ambos precisam estar acessíveis à percepção e compreensão do público.

– Use a Linguagem Adequada ao seu Público
Você tem um público em mente para atingir, mas tudo aquilo que você jogar na internet toma uma proporção da qual você não terá o controle total, ou seja, a informação estará exposta e acessível a qualquer pessoa, então, transforme isso em oportunidade de expansão e de novos públicos, escrevendo de forma clara para uma compreensão ampla. Use técnicas de escrita, palavras chave e #hashtags, que servem como mecanismos de busca, mas sem exageros.

– Use Imagens Adequadas
Invista em imagens próprias, elas passam mais veracidade sobre você, sobre o produto ou conceito. Mas, caso não seja possível, a internet oferece vários bancos de imagens gratuitos, com um conteúdo muito bom, mas não esqueça de mencionar os créditos quando requeridos, ou fonte da imagem que você compartilhar ou salvar. Os direitos autorais devem ser respeitados. Hoje, o Google oferece um recurso de busca por imagem, que permite ao autor da imagem, em questão de segundos, ter acesso a todos os lugares onde ela foi publicada, portanto, alerta máximo com isso.

– Promova Engajamento
Crie conteúdos que promovam a interação dos seus fãs ou seguidores. Em redes como Facebook e Instagram, por exemplo, crie campanhas, elabore enquetes, faça promoções, organize sorteios e utilize todos os recursos que estimulem a interação do público com você ou com a sua marca.

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– Networking
Busque seguir perfis sobre os assuntos que lhe interessam e assim atrair seguidores que buscam o que você ou sua marca oferece. Siga o concorrente, por que não? Siga também os seguidores do concorrente. Eles serão notificados disso e saberão da sua existência. Nessa ação existe a chance de começar o processo de followback, mas com propósito, interesse mútuo e engajamento.

– Saiba se Posicionar
Procure manter uma postura correta, atitudes motivadoras e positivas. Você tem todo o direito de expor a sua opinião, seja ela a favor ou contra, desde que esta não agrida ou insulte alguém. Mas devemos lembrar que liberdade de expressão não é libertinagem. Nossa liberdade termina onde começa a liberdade do outro. Qualquer diferença com alguém deve ser resolvida longe das redes sociais. Busque uma métrica com base em ações positivas e saudáveis.

– Marque Presença
Procure ficar por dentro de tudo aquilo que está acontecendo no seu meio de trabalho e esteja sempre presente, mesmo que só virtualmente. Siga os perfis relacionados, curta e comente nas postagens. Dê atenção a quem curte e comenta em seus posts também, interaja com todos sempre que possível.

– Cuidado com o que Você Publica
Em época de fake news, e de tantas ilusões que a internet proporciona, transparência e autenticidade são tudo. Ao compartilhar alguma informação, certifique-se de que ela é verdadeira. Não invente histórias, não aumente os fatos, não altere números e estatísticas. Tome cuidado para não entrar em contradição com seus posts e não causar polêmica negativa, principalmente quando seu perfil estiver relacionado à marca. Isso pode ser péssimo para você ou para o seu negócio. A internet não perdoa!

– Mantenha-se Atualizado
Procure estar sempre à frente, com novidades e informações que seu público esteja buscando. Faça cursos, estude, busque novidades, leia muito e esteja atento. Seja a referência de um conteúdo novo e atualizado.

– Não seja Chato
Saber cativar não é forçar uma relação on-line lotando as caixas de mensagem e e-mails oferecendo seu produto ou serviço “desesperadamente”, publicando conteúdo a cada 15 minutos, a menos que  seja um site de notícias. Essa atitude fará com que você seja bloqueado imediatamente, ou que o seu perfil seja denunciado como spam, além de levar unfollow. As redes sociais oferecem alguns recursos para você promover seu conteúdo, porém, saiba administrar isso de acordo com a ferramenta. Invista nos impulsionamentos e patrocínios, mas de forma adequada, planejada e bem distribuída, para que você realmente tenha retorno ao invés de se tornar massivo e inconveniente. Evite reclamar de tudo ou criar situações em torno de assuntos irrelevantes. Evite a problemática, aborde soluções.

Calma, já vou terminar!
E por último, mas não menos importante:

– Tenha um Perfil Orgânico
Traduzindo: Não compre seguidores, nem use aplicativos gratuitos para ganhar seguidores, curtidas ou comentários. Número não é necessariamente engajamento. Ao comprar seguidores você perde o controle total dos resultados e engajamento do seu perfil. Isso ocorre porque a maioria destes perfis que passam a lhe seguir, são inativos, são boots (robôs) ou são falsos. O Instagram por exemplo, criou uma plataforma inteligente só para eliminar estes perfis falsos e ilegais. Ou seja, com o tempo, você perderá boa parte destes seguidores nas limpezas que a própria plataforma faz, sem contar que o Instagram tem sérias penalidades para isso. O Facebook inclusive já entrou com ação judicial contra empresas que vendem seguidores, ou seja, você pode ter sua conta desativada ou excluída. Sem contar que agora, com as novas regras, se você efetuar qualquer prática ilegal, suas chances de ganhar o selo de verificação serão mínimas, e se já tiver o selo, pode perdê-lo. Outro ponto é que quando você compra seguidores, ou utiliza algum bot gratuito para tal, seu conteúdo passa a ser entregue para um número menor de usuários, mesmo que você dobre o número dos seus seguidores, pois são perfis de engajamento zero. Infelizmente, o ato se tornou tão comum, que hoje, números não são mais a garantia de um bom perfil ou de um perfil realmente influenciador. Por essa razão, as marcas que buscam por bons parceiros, contam com uma equipe especializada para avaliar perfis, tendo como um dos objetivos maiores, o de identificar perfis que usem dessa prática, e obviamente evitá-los. Em resumo, comprar seguidores vai contra as políticas das plataformas e é um ato ilegal.

Enfim, tenha em mente que o seu público tem senso crítico. Hoje ele curte, elogia, é fã, usa o seu produto e confia nos seus serviços, mas saberá criticar caso algo saia dos conforme, em desagrado ou caso você vacile. Portanto, mantenha a autenticidade e originalidade. Se posicione de forma amigável. Não seja um perfil para impressionar ou agradar, mas sim, para informar com qualidade e veracidade, motivar pessoas e ser uma referência positiva naquilo que você ou sua marca se propuseram a oferecer.

Por Kacau

Imagem de Capa – Pixabay

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