Kacau: Quem é o Consumidor da Geração Z?

As gerações correspondem a grupos de indivíduos nascidos em épocas diferentes, sendo que o que os difere não é apenas a data, mas também suas características influenciadas pelos acontecimentos sociais, políticos, econômicos e culturais do momento, que interferem no modo de ser, agir, pensar e principalmente nos valores destas gerações, o que acaba causando um certo impacto à sociedade e seu processo evolutivo.

Não existe uma data exata para determinar as diferentes gerações, mas sim, períodos aproximados para definir cada uma delas, e atualmente, as gerações são denominadas da seguinte forma:

Baby Boomers: nascidos aproximadamente entre 1946 e 1964
Geração X: nascidos aproximadamente entre 1965 e 1980
– Geração Y ou Millennials: nascidos aproximadamente entre 1981 e 1996
– Geração Z: nascidos aproximadamente entre 1997 e 2010
– Geração Alfa: nascidos a partir de 2010

Entre essas gerações, a Geração Z se destaca por ser vista como a futura geração de consumidores em potencial, por isso, ela se tornou o ponto de atenção das marcas, que estão analisando esse perfil muito atentamente, avaliando seu comportamento e necessidades, para desde já conquistar sua confiança e preferência.

Estes jovens nasceram em um momento onde a tecnologia e a era digital já se manifestavam com grande força, eles cresceram com a internet, usufruindo dos recursos tecnológicos e das redes sociais, e hoje, estão chegando e se colocando no mercado de trabalho.

Portanto, é uma geração com características muito interessantes para o mercado e para as marcas que buscam desenvolver, aperfeiçoar ou adaptar seus produtos e serviços à um novo consumidor.

Para saber lidar e abordar esse novo público com estratégias assertivas e conquistar sua confiança, é preciso conhecer seu comportamento e levantar o máximo possível de informações sobre ele.

Características do consumidor da Geração Z

– Tem uma forte relação com os recursos tecnológicos e digitais, pois nasceu no período em que a internet se popularizava.

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– Cresceu jogando video game e consumindo tudo o que a tecnologia oferecia

– Apresenta enorme facilidade de aprender sobre tudo, usando diversos meios para esse aprendizado e para adquirir as informações que precisa.

– É afetivamente desapegada e sem muito interesse em socializar fisicamente, preferindo um primeiro contato virtual, seja em situações pessoais, profissionais ou comerciais.

– É marcada pelas relações virtuais que surgiram através das redes sociais.

– Uma geração on-line, que aprecia a comodidade de ficar em casa ou de poder resolver tudo pela internet, sem precisar sair, por isso, apaixonada pelos serviços de delivery.

– Busca todo o tipo de informação e gosta de acompanhar os acontecimentos em tempo real, opinando e se posicionando sobre tudo, ao mesmo tempo em que se mobiliza por várias causas.

– Essa geração procura por informações claras e objetivas sobre os produtos e marcas que quer consumir, além disso, sabe pesquisar preço e não compra por impulso, e as Redes Sociais são o canal mais usado em suas pesquisas. De acordo com dados coletados em 2021, pela GWI (Global Web Index) empresa de segmentação de público, sobre os consumidores da Geração Z, 50% destes jovens fazem a busca pelas redes sociais, enquanto 26% pesquisa pelas plataformas de vídeo. No critério de avaliação, 25% avaliam o produto e decidem a compra pelos likes e comentários positivos, enquanto 21% opta pela compra que pode ser paga em dinheiro na hora da entrega, por incrível que pareça!

– A Geração Z também busca nas celebridades e influenciadores um grande meio para descobertas. Segundo os dados da mesma pesquisa da Global Web Index, 20% relataram que descobrem marcas e produtos novos através destes perfis.

– Estes jovens gostam do sentimento de valorização e respeito, portanto, produtos e atendimento personalizados também tendem a ganhar a preferência dessa geração.

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– Totalmente engajada com as questões ambientais, sociais e humanitárias. Valorizando tudo o que investe em sustentabilidade e que respeita a diversidade, é assídua do consumo consciente, buscando por marcas que atuam e valorizam esse contexto.

– É a geração do diálogo, pois acredita nesse recurso como a solução de todo e qualquer problema ou conflito.

– Caracteriza-se por ser uma geração imediatista, com pressa e urgência em tudo

– É formada por um público que busca e exige a transparência das marcas, onde tudo deve ser autêntico e original.

– Esta geração não quer ver apenas as celebridades, pessoas perfeitas e belíssimas em meio às suas ostentações nas campanhas, ela quer ver pessoas da vida real, pessoas comuns em seu dia a dia vivendo a sua realidade.

– Cancela facilmente e imediatamente qualquer marca ou pessoa que apresente um comportamento negativo, relacionado a qualquer contexto, principalmente de cunho racista, preconceituoso ou de discriminação. Não perdoa nada na internet, e não perde um insight.

– É a geração que mais produz conteúdo nas Redes Sociais, e no Brasil, é considerada uma geração poderosa e de elevado poder econômico.

Enfim, mediante características tão fortes e exigentes deste consumidor, as marcas que pretendem conquistar e ter uma conexão maior com essa geração, precisam realmente cumprir com a promessa de seus produtos e serviços em um curto espaço de tempo, garantindo a qualidade, respeitando e valorizando seus conceitos e necessidades com inovação para impressionar positivamente, pois se trata de uma geração muito bem informada, conectada e com total potencial para revolucionar o mercado.

Por Kacau

Imagens: Pixabay

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