Quando a mulher descobre que está grávida, a última coisa que ela pensa é na posição em que vai dormir nos meses seguintes. Porém, é algo que ela deve se preparar, já que sua barriga irá crescer potencialmente e geralmente isso provoca um grande incômodo.
O momento ideal para se preocupar com isso é justamente durante o primeiro trimestre. Tentar dormir numa posição que seja confortável desde o começo, diminuirá os transtornos futuros.
A gestante deve procurar dormir, então, na posição lateral e com um travesseiro para apoiar a perna que está em cima. Este posicionamento não é somente mais confortável, como é o mais recomendado pelos médicos.
No 5º mês começa a dificuldade para dormir. Concentração e relaxamento são fundamentais para diminuir os aborrecimentos.
O que pode ser mais confortável, mas não recomendável, é dormir de barriga para cima (de costas para o colchão). O problema desta configuração é que o peso do útero ficará sobre a veia cava inferior (responsável pelo retorno venoso do sangue circulante para o coração), sobre o intestino — fazendo aumentar os problemas com hemorroidas — e a coluna. Comprimir a veia cava, irá causar mal estar e falta de ar. Basta mudar de posição para esses sintomas desaparecerem.
Dormir de barriga para cima também não é interessante porque quando a barriga aumentar, o incômodo virá na mesma proporção, pois ficará difícil de acomodar o abdome.
Já a melhor posição para repousar é, portanto, de lado, de preferência para o lado esquerdo. Esta melhora o fluxo sanguíneo e de nutrientes para a placenta, enviando mais oxigênio e nutrientes para o bebê. Além disso, estimula a função renal, melhorando a eliminação de líquidos, ajudando a diminuir inchaços de membros inferiores e das mãos.
No final da gestação são constantes os episódios de azia, falta de ar e congestão nasal. Para dar mais qualidade ao sono, a futura mamãe deve tentar dormir ligeiramente sentada. Travesseiros ou uma almofada maior entre as pernas pode ajudar a diminuir o desconforto da barriga.
Logo o bebê estará em seus braços e irá esquecer todo esse incômodo da gravidez.
Até semana que vem!