Fitness: Emagrecer, depois ganhar massa muscular ou ao contrário?

massa muscular

Essa dúvida é muito comum principalmente para quem está iniciando as atividades físicas e mais especificamente para quem está começando a praticar musculação nas academias.

Mas afinal, existe uma regra? Primeiro ganhar massa muscular e depois perder gordura ou inverter essa ordem é melhor?

Muitas vezes depende da prioridade de cada pessoa e do que realmente ela opta por fazer porém algumas vezes não se trata apenas da escolha do aluno mas sim priorizar a saúde.

Como por exemplo: um aluno/cliente faz uma consulta com nutricionista e após uma avaliação antropométrica o profissional pôde perceber que a massa muscular está abaixo do ideal, nesse caso não se trata de ter escolha, será preciso focar em um equilíbrio calórico e atividade física (musculação) para melhorar a quantidade de massa muscular daquela pessoa.

O inverso também acontece muitas vezes, caso o cliente/aluno esteja com um percentual de gordura corporal (GC) acima do ideal, o foco será reduzir esse percentual para que ele possa ter mais saúde e menor risco de doença e após concluir essa etapa, focar no ganho de massa muscular.

Claro que nesse processo de redução da GC em paralelo estará sendo feito um trabalho de fortalecimento, afinal ganhar massa muscular ajuda a perder peso, porém não se pode “abraçar o mundo” e querer tudo ao mesmo tempo. Então é recomendado priorizar eliminar alguns quilos (gordura) e depois seguir para o próximo passo.

Caso a pessoa já esteja dentro dos percentuais “adequados” fica mais fácil decidir para qual caminho seguir primeiro, lembrando que “ADEQUADO” é estar próximo a 15% de GC para homens e 23% de GC para mulheres. Não fugir muito desse número nem para mais e nem para menos.

Veja Também  Fitness: Quanto tempo posso ficar sem treinar sem prejuízos?

IMORTANTE: níveis muito baixos de GC não é recomendado para nenhum sexo pois é importante ter essa GC para ajudar na temperatura do corpo, proteção e principalmente secreção hormonal.

Então cada pessoa deve ser avaliada de forma individual por um profissional capacitado para saber por onde começar e qual caminho seguir.

Até semana que vem!

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens