O planejamento está em nosso dia a dia, seja na organização da sua agenda de trabalho ou no planejamento de juntar dinheiro para comprar um apartamento. Sem planejamento, organização e execução o resultado não será obtido ou se tornará muito mais difícil de conquista-lo.
No esporte é igual. Não importa a sua modalidade ou o seu objetivo, dedique-se!
Ser campeão profissional ou amador, perder ou ganhar peso, correr mais rápido ou mais longe, levantar mais peso etc, tudo isso pede PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E EXECUÇÃO.
Esses 3 pilares para o resultado podemos resumir em uma palavra: PERIODIZAÇÃO.
Segundo o Prof. Dr. A.C. Gomes (2002) “Periodizar é antecipar, prever e organizar uma sequência lógica e coerente de conteúdos e procedimento, os quais possam solucionar os objetivos previstos em busca da condição física, técnica, tática e psicológica”.
Como falei, a periodização esportiva vai de acordo com o objetivo de cada indivíduo, mas dificilmente essa periodização não passará pelas ideias e planilhas de dois dos maiores nomes do Treinamento Desportivo, os cientistas russos Matveev e Verkoshansky. Embasado nas leituras e critérios estabelecidos por estudiosos renomados, seu professor deverá organizar e distribuir as cargas dos seus treinos.
Dentro dessa periodização feita por um profissional, deve ser levado em consideração: amplitude de movimento, equilíbrio, coordenação motora, força muscular, resistência muscular, carga de treinamento, recuperação, alimentação (feito por nutricionista), ação muscular, frequência de treino, velocidade de execução e individualidades do aluno. Acredito que esses sejam os pontos mais importantes para se organizar e planejar um treino.
Então não pense que atingir resultados esportivos ou estéticos é apenas ir e fazer de qualquer jeito, sem orientação e sem um objetivo. Mentalize o que você deseja e vá em busca desse resultado de forma planejada e dedicada.