Tem muita gente que sente dor na face anterior do joelho ao correr, subir (ou descer) escadas, jogar um futebol ou mesmo, em treinos de musculação!
Várias dessas pessoas possuem um desgaste entre a patela e o fêmur que prejudica a cartilagem entre eles atrapalhando o deslizamento ao realizar os movimentos de flexão/extensão. Normalmente esses quadros são referentes a uma lateralização da patela, o que pode levar ao que conhecemos por condromalácia patelar!
Tempos atrás (quando eu ainda era da graduação), recomendava-se nesse tipo de caso fortalecer uma porção específica do vasto medial, o vasto medial oblíquo, na tentativa de puxar a patela pata medial, reposicionando essa estrutura! Para isso, usavam por aí implementos (como bola) entre os joelho ao realizar exercícios de agachamento.
Contudo, há algum tempo (uns 5-7 anos mais ou menos) a conduta foi alterada! Um grupo de pesquisadores brasileiros mostraram que devemos fortalecer primeiramente o quadril, isso mesmo, o quadril! Mais precisamente a ideia é fortalecer o glúteo médio e o glúteo máximo, que possuem importantes funções na rotação externa do fêmur e assim diminuindo os problemas decorrentes desse enfraquecimento/encurtamento!
Procure um fisioterapeuta que possa trabalhar em conjunto com um bom profissional de educação física e obtenha os melhores resultados! A abordagem multidisciplinar é essencial nesses casos.