Luciane Trofino: Celulares, tablets X danos oculares e pediátricos

tablets

Com a Era digital a rotina da família mudou. Temos como membros da família celulares e tablets. Com isso, prejuízos oculares e clínicos estão cada vez mais comuns.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda limitar o uso das mídias em no máximo 1 hora por dia entre 2 a 5 anos de idade.

Menores de 2 anos não é indicado!

Isso porque o cristalino da criança absorve muito mais esse comprimento de luz, emitido por esse tipo de aparelhos, do que o adulto. 

O comprimento de luz azul emitido por eles é semelhante ao da luz solar. Na luz solar é cerca de 30 x maior.

O uso excessivo da visão de perto causa fadiga visual e maior risco para miopia, além do olho seco ou desvio ocular intermitente.

A sensação de olho seco no uso excessivo de perto, faz com que a criança pisque muito menos e com isso a lágrima evapora. 

Os sintomas comuns nos olhos  são: coceira (prurido), ardor, vermelhidão e por vezes embaçamento ao ler ou tentar focar na lousa, televisão ou computador.

Diplopia pode também ocorrer em crianças que ficam muito tempo no celular com visão e convergência excessivas para perto, além do risco para visão dupla para longe.

Além dos danos oftalmológicos, temos danos clínicos como lesões articulares, alterações posturais, obesidade, distúrbios do sono e perda auditiva.

O excesso de telas impacta na capacidade cognitiva das crianças, na capacidade de convívio, de interação, desenvolvimento linguístico e de interpretação. É importante mencionar também o cyberbullying, que está presente no universo infantil.

Criança gosta de brincar! Brinque com seu(s) filho(s) de maneira interativa: olhe nos olhos, abrace, monte um brinquedo, jogue tabuleiro, desenhe, converse, mostre companheirismo! 

Veja Também  Fitness : Coluna e dores lombares

Estabelecer uma relação de confiança, supervisionando sempre! 

Para isso, não se precisa de celulares, tablets, computadores ou televisão ligados! Desconecte -se!

Consulte o médico de sua confiança e um oftalmologista para avaliação dos olhos do seu maior tesouro! 

Até o próximo sábado!

Loading

Respostas de 8

  1. Preciso urgentemente diminuir o tempo dos meninos no iPad e celular! Dra Lu cuidando de todos aspectos da saúde física e psicológica dos nossos tesouros! Obrigada por todas essas informações que nos ajudam a sermos mães e pais mais atentos!

  2. Verdade, as crianças acabam ficando mais tempo conectadas e se nos pais não policiarmos eles não desconectam ! Adorei o post ! Adorei as dicas ! ?

  3. Nossa a partir dos 2 anos…preciso urgente tomar providências minha pequena só tem 1 ano e 9 meses e usa bem um tablet…Vou seguir suas recomendações Dra Luciane…sempre dando dicas importante…abço

  4. Ótimas dicas! Aqui em casa já estou colocando limites para o uso do celular.
    A melhor coisa é tirá-los de casa e da rotina, inventando atividades e indo ao parque.

  5. Esse post faz com que repensemos nossas relações. Quanto tempo nós adultos ficamos no celular na frente dos nossos pequenos? Muito do que acontece é reflexo dos nossos exemplos … Super concordo que criança tem que ser criança e é dever e obrigação dos pais prover uma infância saudável aos filhos! Obrigada Dra. Luciane, conteúdo mais do que válido! Parabéns…

  6. Sou mãe de dois jovens de 18 e 20 anos e de uma menina de 12, que fazem usam por horas do dia do celular, mas temos regras que nas atividades em família, como as refeições, academias e lazeres são proibidos o uso. Como fonoaudióloga, posso acrescentar o prejuízo auditivo também, pois na maiorias das vezes, são usados os fones de ouvidos num volume alto. Dra Lú sempre atualizanda ??????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens