Amigos do Portal do Andreoli, mais uma semana! Trouxe dessa vez um assunto de muita importância a saúde bucal, a doença periodontal.
É um processo silencioso, uma das principais causas de perda dentária e de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) atinge 90% da população.
Nos últimos anos estudos vêm indicando a influência da doença periodontal com o parto prematuro e/ou com o nascimento de bebês de baixo peso, devido a disseminação de bactérias pela circulação sanguínea, e posteriormente mediadores químicos que supostamente levariam a contração do músculo uterino.
Caracterizada pela inflamação da gengiva (responsável pela proteção dentária) e destruição do osso e ligamento periodontal (responsável pela sustentação do dente), na maioria das vezes não causa dor, mas os sinais são clássicos: sangramentos, amolecimento dos dentes, mal hálito, gosto ruim na boca.
Os principais fatores que influenciam para o desenvolvimento da doença: falta de uma boa higienização, tabagismo, estress, fatores genéticos e doenças crônicas, como a diabetes.
O diagnóstico se dá através de uma boa anamnese, exame clínico e radiográfico.
Já o tratamento depende do estágio da doença, muitas vezes há a necessidade de medicamentos para ajudar a combater a infecção, a orientação sobre hábitos saudáveis, técnicas de escovação e o uso correto do fio dental são fundamentais, pois o sucesso do tratamento depende do empenho do paciente.
Desejo muito que vocês tenham gostado, conhecimento é tudo de bom, compartilhe com seus amigos e familiares.
#3fs
Acesse e conheça mais o Dr Luiz : http://luizcarlospedro.kpages.online/