Olá pessoal que me acompanha aqui no Portal do Andreoli, prazer em estar aqui com vocês e trazendo semanalmente notícias do mundo da odontologia.
No nosso bate papo da semana passada (clique aqui), contei um pouco sobre o passado e o futuro das próteses dentárias, um pouco de embasamento para trazer mais a fundo esse ramo da odontologia e poder compartilhar conhecimento.
A especialidade de prótese dentária é sem dúvida uma das mais importantes, pois além de devolver a autoestima ao paciente por sua estética, traz de volta toda funcionalidade do ato da mastigação, tornando-a uma das mais complexas entre as demais especialidades.
Os diversos tipos e materiais, e a particularidade de cada pessoa, torna o trabalho ultra personalizado.
As próteses podem ser fixas: coroas, núcleos, pontes, facetas e restaurações indiretas (onlay), confeccionadas por cerâmica, resina, cerômero, zircônia, alumina, e metal, estas são fixadas nas raízes dos dentes ou implantes (raízes artificiais).
Podem ser móveis: próteses totais (PT) e próteses parciais removíveis (PPR), diferente das anteriores são confeccionadas em resina acrílica e podendo ter uma infra estrutura de metal.O princípio da sucção é o que faz a aderência das PTs, uma vez que neste caso o paciente não possui nenhum dente. As PPR s fixam-se a boca através de grampos metálicos, presos aos dentes existentes na boca que formam a base para a prótese.
A produção da prótese conta com dois profissionais, o dentista que realiza os preparos, moldes, provas de mordida, ajustes e cimentação; e o protético, que trabalha na escultura, anatomia e no ponto, na minha opinião o mais importante, a cor do dente, e a estética.
Essa dupla precisa estar em muita harmonia, pois o processo tem um lado bastante artesanal.
Nas próximas semanas, especificarei mais cada uma delas, suas indicações e contra indicações.
Com certeza, devolver sorrisos é o mais gratificante em se tratar da minha profissão, aquela que exerço com paixão, vendo o resultado estampado no rosto dos meus clientes.
#3f
Acesse e conheça mais o Dr Luiz : http://luizcarlospedro.kpages.online/