Ane Bueno: A sustentabilidade na moda.

Olá meus amigos, como vocês estão? Hoje trarei para vocês uma matéria que que visa a reflexão sobre a moda sustentável.

A sustentabilidade na moda e um dos inúmeros problemas que existem dentro da preservação do meio ambiente. A moda sustentável surgiu para evitar os impactos causados pela produção e consumo do vestuário. A análise dessa vertente começou quando, passaram a observar o que ocorria na produção e no descarte de roupas consumidas pelas pessoas.

Contudo, tem-se observado que no processo de fabricação de tecidos e fibras sintéticas, durante e após seu processamento, descobriram que os tecidos soltam micropartículas em sua lavagem e que através dos esgotos essas micropartículas vão parar nos Oceanos.

Entretanto, essas micropartículas acabam contaminando os plâncton, que serve de alimento para os animais aquáticos, e que acabam contaminando os seres humanos. E na indústria da Moda essa é uma dentre muitas situações que causam prejuízos ao meio ambiente.

Para a solução do problema, algumas marcas e grifes vem mudando a forma de ver e produzir suas coleções, a sustentabilidade na moda passou a ser uma questão de necessidade, pois as marcas que têm essa concepção estão tendo sucesso no mercado comercial.

Essa é uma tendência mundial que está crescendo na indústria da Moda, eles estão aplicando a responsabilidade socioambiental, e colocando esse princípio como base para suas coleções.

A moda sustentável vem empregando uma serie de medidas para reduzir ou eliminar definitivamente os prejuízos causados pela indústria, dentre elas são:

ECO CHIC é um conceito de moda que une a elegância a responsabilidade socioambiental, promovendo diversos encontros para discutir e aplicar a reflexão de que as pessoas ao consumirem, façam um questionamento de quem fez minhas roupas e sob quais condições.

Veja Também  Paty Santos estreia a coluna Elas no Esporte

O ECO MODA é um procedimento que leva em conta todas as consequências ambientais em todos os estágios de desenvolvimento de um produto, nessa tendência reduz-se o consumo de recursos e são escolhidos materiais e processo que diminuíram o impacto ambiental, usando tecidos de fibras orgânicas, métodos de produção que não prejudique o meio ambiente e o não consumo de corantes artificiais.

ZERO WASTE FASHION nesse conceito é recomendado que na produção de roupas e acessórios, não sejam produzidos resíduos, pois evitaria o desperdício, e se mesmo assim o tivesse, esse resíduo seria reaproveitado.

UPCYCLE é o conceito que colabora para redução de lixo e transforma objetos que seriam inutilizados em novos produtos.

Por fim, o SLOW FASHION esse conceito que transforma a FAST FASHION que é um sistema de produção em massa da moda, que usa materiais baratos, apelo visual, o novo, a dependência de consumir cada vez mais, e se afasta da realidade das condições sociais da produção do produto, já a SLOW FASHION visa diversidade, promove a consciência socioambiental, a produção média ou pequena, dentre outras.

Portanto, a visão do mundo Fashion mudou, e agora as marcas deverão ajustar as suas coleções voltadas a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental para que possam continuar no páreo.

O consumo consciente é a melhor forma de contribuir para o impacto ambiental na Moda, e a melhor forma de fazer isso é se perguntar se precisamos ou teremos necessidade daquele produto em nossas vidas.

É importante termos isso em mente, que para dar certo, precisamos que todos colaborem, e façam a sua parte, desde os fabricantes com a aplicação da moda sustentável até os consumidores, questionando as suas marcas.

Assim, termino a matéria, espero que todos tenham gostado, nos veremos na próxima semana, e grande abraço à todos.

Veja Também  Renata Figueira de Mello - Teste do sofá: Quem nunca?

Ane Bueno.

 

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

 

Imagem: arquivo pessoal da Colunista

 

 

 

 

 

 

 

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens