Fernanda Bedran – Arte na Tv Globo: Mais Veículos de Cena

Na semana passada, falamos um pouco do processo de produção dos carros de cena em programas de televisão pelo Departamento de Produção de Arte. O assunto é tão extenso, que voltamos com mais exemplos nesta semana, passando também, para outros tipos de veículos.

 

Já pararam para pensar que, em certas situações, o veículo de cena se transforma no próprio cenário da trama? E que cenário trabalhoso!

 

Foi o caso da casa-barco onde Nanda (Fernanda Vasconcellos) e seu namorado Léo (Thiago Rodrigues) moraram durante seus anos de estudantes em Amsterdam, na primeira fase da novela “Páginas da Vida”, 2006.

 

Casa Barco de Nanda e Léo, “Páginas da Vida” 2006

 

A casa-barco, residência comum nos canais de Amsterdam, foi alugada pela produção da novela durante o mês em que se gravou na cidade holandesa, e decorada por dentro e por fora pela Produção de Arte, como morada dos estudantes Nanda e Léo. Para a segunda fase da estória, algumas mudanças foram feitas na decoração do cenário para que o mesmo se passasse também como residência de Vinícius (Sidney Sampaio) e Sabrina (Leandra Leal).

 

Sala e Cozinha Casa Barco Nanda e Leo, primeira fase “Páginas da Vida” 2006

 

Sala e Cozinha Casa Barco Sabrina e Vinícius, segunda fase “Páginas da Vida” 2006


Como exemplo mais recente de veículo de cena como cenário em novelas, temos a nau cenográfica, construída nos Estúdios Globo, para as gravações em alto-mar dos primeiros capítulos da novela “Novo Mundo” 2017.  Os departamentos de Cenografia, Produção de Arte e Efeitos Especiais e Visuais se juntaram a consultores náuticos profissionais para a realização do projeto com perfeição. Os 25×10 metros de caravela construídos serviram para a gravação de três cenários: a Nau Real que transportou a Princesa Leopoldina, o navio de carga do personagem da Ingrid Guimarães e o navio pirata, através das chamadas mutações” de dressing (decoração), pintura-arte e elementos cênicos.

Veja Também  Fernando Calmon: A aposta certa

 

Nau em construção nos Estúdios Globo.

 

Veja reportagem completa no link abaixo:

http://gshow.globo.com/Bastidores/noticia/globo-constroi-nau-cenografica-para-novo-mundo-assista-ao-video.ghtml

 

Mas podemos apontar também outros exemplos de barcos usados somente como veículos de cena, e não mais como cenários.

 

Lembram-se da lancha das cenas finais de “Verdades Secretas” 2015, onde Angel (Camila Queiroz) surpreendentemente dá um tiro em Alex (Rodrigo Lombardi)?

 

Camila Queiroz (Angel) e Rodrigo Lombardi (Alex), “Verdades Secretas” 2015.

 

Ou das “voadeiras”, apelido dado às embarcações típicas do Rio Araguaia pela sua velocidade, que muitas vezes apareceram transportando o elenco e figuração da novela de mesmo nome, “Araguaia” 2015?

 

 

Já que mencionamos “Araguaia”, não podemos nos esquecer de outro veículo muito utilizado pelo elenco durante todo o folhetim: a moto náutica (jet-ski é uma marca). Para as gravações nas águas “araguaianas”, o elenco teve aulas no Rio de Janeiro para obter uma licença para pilotar as motos, principalmente pelo perigo que as águas e correntezas representavam (acidentes, quedas, jacarés, piranhas, entre outros). As motos náuticas foram conseguidas em São Paulo e transportadas até Goiás e Mato Grosso para a gravação da novela.

 

Milena Toscano (Manuela Martinez), “Araguaia”, 2011

 

Cinara Leal (Safira), “Araguaia”, 2011

 

Também, na mesma novela, só que agora em terra firme, podemos apontar o extenso uso dos quadriciclos, muito utilizados para turismo em zonas rurais e não-urbanas.

 

Raphael Vianna (Fred), “Araguaia”, 2011

 

Muitas vezes, a Produção de Arte conta com parcerias de fornecedores para a produção dos veículos de cena. As motos náuticas acima e quadriciclos são um exemplo disto. Os últimos também foram usados na Cidade Cenográfica da Capadócia em Salve Jorge.

 

  Cidade Cenográfica da Capadócia, “Salve Jorge”, 2013                  

 

Tiago Abravanel (Demir) gravando na Turquia, 2013

 

Foi também a incrível parceria da Produção de Arte da novela “Sol Nascente” com a Harley-Davidson, que permitiu o uso dessas maravilhosas máquinas com todo o elenco de motociclistas e no cenário Rota 94 (bar, barbearia e oficina de motos).

Veja Também  Kacau: Por trás das matérias

 

Bruno Gagliasso (Mário de Angeli) e sua Harley Breakout®, “Sol Nacente”, 2016

 

Algumas destas parcerias são imprescindíveis para as tramas das novelas.  A parceria do Exército Brasileiro com a Produção da novela “Salve Jorge” é um belo exemplo disto. Sem o apoio do Exército, teria sido impossível a gravação das cenas da invasão no Complexo do Alemão, nos primeiros capítulos da estória. O exército forneceu motos, tanques, jipes, a figuração e toda a consultoria para a as cenas. O resultado foi uma verdadeira produção Hollywoodiana em plena Zona Norte carioca.

 

Flávia Alessandra, “Salve Jorge”, 2013

 

Paralelamente, a parceria da Produção da novela “Flor do Caribe”, 2013, com a Força Aérea Brasileira foi fundamental para as cenas gravadas com os caças A-29B na Base Aérea de Natal, RN. Cenas com o grupo de pilotos de elite, formado por Ciro (Max Fercondini), Amadeu (Dudu Azevedo) e Rodrigo (Thiago Martins) e Cassiano (Henri Castelli), verdadeiros “Ases Indomáveis” fazendo manobras aéreas eram de tirar o fôlego.

 

Max Fercondini (Ciro), “Flor do Caribe”, 2013

 

Flor do Caribe, 2013

 

E já que estamos falando de novelas nos ares, por que não relembrar as lindas cenas de balão das novelas “Chocolate com Pimenta”, “Araguaia” e “Salve Jorge”?  Quem não sente vontade de embarcar com os atores?

Fato comprovado: o universo dos veículos de cena é infinito.

 

Caco Ciocler (Miguel) e seu doublé gravando cenas finais de “Chocolate com Pimenta”, 2004.

 

Às margens do Rio Araguaia para novela de mesmo nome, 2011

 

Salve Jorge, Capadócia, Turquia, 2013

Na próxima semana eu volto com muito mais curiosidades da Produção de Arte na TV. Até lá!!

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens