E minha viagem pela França continua…
Tenho aprendido tanto aqui que hoje resolvi contar um poucos das minhas experiências e de tudo que me chama a atenção no dia a dia.
Lembrando que eu coloquei “10 Curiosidades sobre a França”, mas é sob o meu ponto de vista e sobre as vivências que eu estou tendo. Cada um pode enxergar e vivenciar cada lugar de uma forma. Mas vamos lá para as minhas observações? Tenho certeza que você também irá se surpreender!
1 – Uma coisa que francês não tem é VERGONHA! Além disso, eles são muito práticos. Um exemplo disso é que na praia as pessoas se trocam tranquilamente no meio de todo mundo. Só colocam um pano por cima, ou na cintura e é calcinha pra um lado, sutiã pra outro, cueca pra lá… e colocam biquíni e sunga (raro, viu) e bermuda de nadar normalmente. Sem falar que topless é super normal. Ninguém fica reparando nos seios alheios. É só um jeito de tomar sol…
2 – Se você pensa que vai terminar de usar o vaso sanitário e em seguida vai lavar as mãos, está muito enganado. As casas e apartamentos daqui tem uma configuração diferente. Há o toilette, onde tem o vaso sanitário e separadamente a salle de bain, onde fica a pia/lavatório e o chuveiro ou banheira. Mas na maioria das vezes os franceses lavam a mão na pia da cozinha mesmo… Ainda existem casas com um banheiro completo como conhecemos, mas as novas são todas na configuração que citei anteriormente.
3 – O trânsito daqui foi um dos maiores desafios para mim. Annecy é como uma cidade principal com várias cidades ao redor e nessas cidadezinhas praticamente não tem placa de trânsito. E quando você para para perguntar em inglês, fica ainda mais perdido. hehehe… Aos poucos fui pegando o jeito e nada como um Google Maps para nos salvar, não é? Mas a curiosidade que quis trazer nesse tópico é como funciona bem!! Carros, bicicletas e motocicletas: todos têm um lugar ao sol e esse lugar é respeitado. Vou fazer uma matéria especial falando sobre isso. Tem muita curiosidade para vocês conferirem!
4 – FILHOS!! Como francês gosta de fazer filhos, meu Deus!!! Hahaha… Onde vamos tem pais com crianças: na praia, no supermercado, ao redor do lago, nas ruas… E raramente é um filho só. Geralmente são 2, 3 ou 4 e todos com idades próximas. Não é raro ver a mãe trocando uma fralda, enquanto o pai dá mamadeira para um segundo.
5 – Sobremesa quase sempre! Mas não é esse tipo que você está pensando: chocolate, doces… aqui pão e queijo são as opções mais comuns. Vira e mexe eu vejo uma pessoa comendo um fromage.
6 – Não existe lavanderia em casa! As mais variadas coisas que precisam de uma limpeza são lavadas na pia da cozinha mesmo. Ou no chuveiro do banheiro. O que costuma ter muito é uma máquina de lavar na salle de bain e depois estendem as roupas normalmente. E só!
7 – Férias na França são em épocas diferentes! A França é dividida em zonas para que as pessoas tirem férias em períodos diferentes para não atrapalhar o funcionamento do país e a circulação de pessoas.
8 – Idosos são valorizados! Recentemente tivemos duas ondas de calor bastante forte aqui na região dos Alpes Franceses. Sendo assim, quando a temperatura chega por volta de 35ºC, as prefeituras realizam um cadastramento de idosos e pessoas em situações de risco para entrar em contato sempre para saber se está tudo bem, para verificar se essas pessoas têm ar condicionado disponível e também orientam para que busquem bibliotecas, supermercados e outros lugares para que possam se abrigar do calor. Até mesmo suspendem aulas. Outra coisa interessante é que a passagem de ônibus fica mais barata quando isso acontece. As pessoas podem utilizar por 1 euro o transporte público durante o dia todo. Os carros também entram em um sistema de rodízio para diminuir ao máximo a poluição.
9 – Os dias de verão duram muitooooo! Acho que uma das coisas que mais amo aqui é quanto tempo o sol se faz presente durante o dia. Ele aparece por volta de 6h da manhã e começa a se pôr por volta de 21h. Você só vê o céu escuro, por volta de 22h mesmo. É uma delícia, porque todos curtem muito os lagos e o calor e toda hora tem gente por aí. Durante o inverno, em compensação, o sol se põe por volta de 17h, o que é bem triste, né?
10 – Haja crepe! Acho que o que mais comi até agora aqui foi crepe. Doce e salgado. Comi fondue também, mas sinto falta de mais comida típica aqui. Acabo comendo coisas normais que também comia no Brasil. Vou iniciar uma Euro Trip em breve e espero comer coisas mais franceses.
O que tem de curiosidade e diferenças do nosso país tropical não caberia em uma matéria. Então, logo eu volto pra contar mais pra vocês!! Me aguardem!!
E não se esqueçam do super CUPOM de um passeio gratuito pelo aplicativo da DogHero. É só clicar no banner ao lado e inserir o cupom: PORTALDOANDREOLI para garantir o passeio do seu mascote!!
Até semana que vem!