Caros leitores, a dica desta semana é um passeio bem paulistano. A partir de hoje, 14 de junho, estreia o “A Biblioteca de Babel” no Theatro Municipal. Interpretado pelo Balé da Cidade a montagem é no mínimo instigante.
Em um primeiro momento, os artistas aparecem isolados, ‘encaixotados’, cada um no seu mundo. O ‘livro individual’ precisa ser aberto para que se descubra o conteúdo, pois ali estão impressos todos os aspectos e informações: qualidades, defeitos, talentos, ajustes, desajustes e infinitas vivências do homem.
Neste momento de “ruptura”, se estabelece um confronto de ideias e a produção passa a discutir questão de aceitações, inclusão e tolerância entre os homens. O balé evolui para uma alusão ao mito da “Torre de Babel” em que uma ventania derrubou a torre e espalhou os cidadãos com idiomas diferentes pelo mundo, indivíduos que precisavam conviver e aceitar as diferenças.
Para a construção deste espetáculo todos os 34 bailarinos tiveram que estudar a teoria da Evolução da Espécie Humana, de Charles Darwin, e mergulharam no trabalho do fotógrafo Eadweard Muybridge que se especializou em captar os movimentos de locomoção dos homens e dos animais. A Biblioteca de Babel é a concretização de uma pesquisa realizada anteriormente por Ismael Ivo, que resultou na produção Biblioteca del Corpo, também inspirado no conto Biblioteca de Babel. Há sete anos Biblioteca del Corpo foi apresentada por 25 integrantes do projeto L´Arsenale dela Danza , da Bienal de Dança de Veneza, na Itália, que teve Ivo como diretor. Agora nós, paulistanos, temos o privilégio de ter uma obra tão intensa bem no coração da cidade.
Serviço:
A Biblioteca de Babel
Theatro Municipal de São Paulo
Praça Ramos de Azevedo – São Paulo
Apresentações nos dias: 15, 19, 20, 21 e 22, às 20h, e nos dias 16 e 23 às 18h.
Os ingressos variam de R$12 a R$80.
https://theatromunicipal.org.br/programacao/a-biblioteca-de-babel/