Convido meus amigos e clientes à essa indagação: hoje, qual seria o investimento que você considera mais importante na sua carteira?
Pense cautelosamente. É claro que as mais variadas respostas irão surgir. Cada perfil de investidor preza por características diferentes em seus investimentos; alguns buscam liquidez, uns rentabilidade, outros segurança ou então uma estratégia balanceada entre esses três elementos.
Sem dúvidas, cada característica mencionada acima tem sua importância. No entanto, o investimento que, após anos atuando no mercado financeiro considero mais essencial e negligenciado no Brasil, é o investimento em proteção financeira. O preconceito com o assunto é tão grande que quem trabalha no ramo até evita chamá-lo pelo seu nome: SEGURO DE VIDA, mesmo que seja ou não seja resgatável.
Como hoje trabalho nesse mercado, me deparo frequentemente com diversos clientes em potencial que nunca sequer pensaram sobre o assunto, mas possuem diversos investimentos e isso sempre me lembra a célebre frase de Mike Tyson: “todo mundo tem um plano até levar um soco na boca”.
O que nos traz a questão – quanto tempo seus investimentos durarão caso você não possa mais gerar renda? Quantas pessoas ou familiares você conhece que perderam todo seu patrimônio em razão da falta antecipada do pilar financeiro da família, ou de uma doença incapacitante, ou de um acidente causador de invalidez? Afinal, o caminho até a independência financeira é longo e são muitos os imprevistos que podem minar os nossos esforços na construção do nosso patrimônio para uma vida tranquila.
Pensem nisso, meus amigos, e me digam qual investimento na sua carteira que transforma R$1.000,00 em R$1.000.000,00 da noite para o dia, no momento que você ou seus familiares mais precisarem.