Quando vi que os ingressos estavam sendo vendidos para a Exposição “The Art of the Brick”, do artista americano Nathan Sawaya, não hesitei e comprei.
A mostra, que esteve em São Paulo até o último dia 30 de outubro, trazia 83 esculturas, todas produzidas através de peças de LEGO. A exposição foi montada na Oca do Ibirapuera.
Não tinha a menor ideia de como um artista poderia criar obras de arte utilizando peças de LEGO, mas quando entrei pude perceber que a “brincadeira de criança” acabou se misturando com arte, e as esculturas que tinham na primeira ala eram somente uma amostra do que estaria por vir.
Encaixe perfeito das peças, com um colorido bonito. Jogo de xadrez, lápis gigante, um teclado de computador, violão, e muitos outros. Além dessas, havia uma sala de estar com um homem sentado, feito com as peças do LEGO (em tamanho real), onde todos podiam tirar uma foto ao lado dele.
Cada ambiente era uma surpresa. Numa outra ala, encontrei rostos gigantescos com expressões diferentes. Sawaya faz questão de mostrar sentimentos em cada obra de arte.
O ambiente que mais gostei e fiquei realmente encantada com a riqueza de detalhes foi onde havia homenagens à várias personalidades: Madonna, Andy Warhol, Bob Dylan e ao brasileiro Pelé.
Mas a ala de reproduções de obras de arte famosas, quadros e esculturas tais como “O Grito” – Edvard Munch, “O Pensador” – Rodin, “O Beijo” – Gustav Klimt, Monet, etc. estava incrível. Pude observar que a reação dos visitantes era de êxtase e deslumbre ao ver como o ex-advogado conseguiu transformar um simples brinquedo em obras extraordinárias, com formas retas em curvas, quando avistamos de longe. Isto se chama perspectiva.
Para finalizar, um Tiranossauro Rex com 6 metros de comprimento e 80 mil peças utilizadas para dar vida a este gigante.
Saí com a certeza de que a arte, cada dia que passa, está mais presente em nossos dias, não importando o material utilizado, mas sim a criatividade, imaginação, boa vontade e persistência do artista.
Agenda Cultural
EXPOSIÇÃO GAUDI BARCELONA 1900 – A mostra reúne 46 maquetes, quatro delas em escalas monumentais, e 25 peças entre objetos e mobiliário criadas pelo mestre catalão Antonio Gaudi. Completam a mostra cerca de 40 trabalhos de outros artistas e artesãos que faziam parte da cena de Barcelona nos anos 1900.
LOCAL: Instituto Tomie Ohtake – Rua Coropés, 88
De 20/11 a 05/02/2017
R$12,00 e R$6,00 (meia-entrada) www.ingresse.com
HARRY POTTER E A CRIANÇA AMALDIÇOADA – O livro é um roteiro e não um romance. 19 anos depois, “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada” mostra Harry Potter casado, pai de três filhos e funcionário sobrecarregado do Ministério da Magia. Muitas aventuras neste livro que já é campeão de vendas.