Lilian Schiavo: Empreendedorismo e sustentabilidade

Empreender com responsabilidade social é uma obrigação nos dias atuais e pode ser o fator decisivo na escolha do consumidor final.

 

Estamos falando de atitudes voluntárias e não impostas pelo governo,  de empresas ou organizações que se preocupam com a coletividade e realizam ações que garantam melhoria na qualidade de vida e meio ambiente.

 

Importante ressaltar que não estamos falando de assistencialismo, mas sim de um conceito muito mais amplo que abrange o desenvolvimento sustentável, um tripé que envolve o meio ambiente, a economia e o social.

 

Numa sociedade extremamente competitiva como a  nossa onde o politicamente correto é uma exigência do mercado, as empresas que se preocupam com a melhora da qualidade de vida e praticam ações ambientais  são um fator decisivo na escolha do consumidor.  

 

O conceito de “Cidadania Corporativa Global” envolve sustentabilidade e responsabilidade social.

 

Responsabilidade Social é quando as  empresas decidem, voluntariamente, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo.

 

A definição de sustentabilidade segundo o relatório Brundland (1987) da ONU é : “Desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem a suas necessidades e aspirações.”

 

Para afirmar nosso comprometimento com a questão da sustentabilidade a  OBME- Organização Brasileira de Mulheres Empresárias juntamente com o Instituto Super Eco recebeu o lº lugar do prêmio “LIF 2015- Clima e Sociedade: a mudança começa em nós.” da Câmara de Comércio França-Brasil e o prêmio “Melhores Práticas de Educação Ambiental e Gerenciamento de Recursos Hídricos de 2014.” com o projeto Tecendo as Águas,  idealizado por Andrée de Rider Vieira. Seu foco são a recuperação e proteção dos recursos hídricos como condição essencial de vida.

Veja Também  César Romão: Evite estímulos ao ego

 

Andrée de Rider Vieira, presidente do Instituto Super Eco e coordenadora do comitê de sustentabilidade da OBME  se dedica há 30 anos  na promoção de educação para a sustentabilidade como uma estratégia de transformação  humana necessária para enfrentar as questões socioambientais no Brasil e no mundo.

 

Atitude e mudanças de comportamento são a garantia e viabilidade de um mundo mais humano, justo, solidário e sustentável. Toda a “expertise” da Andrée é focada no cuidado das pessoas, conectando, fortalecendo e dando a oportunidade de se reconhecerem protagonistas, liderando essas transformações positivas em suas localidades, porque cuidar do planeta tem que ser uma consequência e não uma causa.

 

Participar de um projeto com esta dimensão e ter como resultado a mudança de vida das pessoas envolvidas é ver como vale a pena investir na vida. Ao chegar ao local você encontra uma população desassistida e incrédula no futuro e ao concluir o projeto você se depara com pessoas que tem brilho no olhar, coragem para enfrentar as dificuldades e principalmente conhecimento para transformar o futuro.

 

Se você como empreendedor ou empresário nunca se preocupou com sustentabilidade ou responsabilidade social saiba que mais do que um diferencial é uma necessidade nos dias atuais.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens