Natal chegando! Independente de qual é a sua religião, é impossível escapar das festas de final de ano…
Tem amigo secreto e aquela dúvida atroz do que comprar para não fazer feio, imagina que catástrofe se você escolheu uma caixa de sabonetes e recebe uma echarpe de seda de presente, dá vontade de abrir um buraco para se enfiar dentro. Ainda bem que agora tem empresas que estipulam o valor médio das compras e ainda colocam caixa com sugestões de presentes para cada um, ou inventam a troca de havaianas, de bombons ou livros.
Pode ser que você tenha que encarar o churrasco da firma, com muita cerveja, piscina e samba e presenciar alguns excessos que provocam vergonha alheia, algumas gafes e arrependimentos no dia seguinte. É, vai ter gente alegando amnésia etílica só para não ter que explicar o que aconteceu…
Por outro lado, é uma oportunidade de conhecer melhor as pessoas que convivem com você, de criar laços de amizade, de sentir que você faz parte de um time, de uma equipe que tem uma marca, é a hora de vestir a camisa da empresa e se orgulhar por fazer parte do grupo.
Algumas empresas aproveitam essa confraternização para convidar os familiares para participarem, se a festa é no local de trabalho é a oportunidade ideal para mostrar para a família onde você trabalha, o que faz, quem são as pessoas que fazem parte do seu dia a dia. É perfeito principalmente para saciar a curiosidade dos filhos que querem saber onde a mamãe fica quando está longe de casa.
Como você encara essa maratona de almoços e festas? Com alegria no coração ou imaginando qual a desculpa vai usar para não participar?
Se você é tímida provavelmente reluta antes de aceitar qualquer convite social… afinal, festas são para as desinibidas que chegam chegando, conversam com todo o mundo, são as polarizadoras de atenção. E você é do tipo que vai chegar e procurar o lugar mais escondido e sossegado para ficar, de preferência longe de todos e quase invisível.
Confesso que te entendo, sei como é difícil, você entra na conversa e fica ouvindo, aguardando a sua vez de falar, mas parece que todo mundo vai atropelando e não sobra espaço para você… então, pede licença e vai até o banheiro se esconder.
Respire fundo e vá conversar com alguém que você admira, pode ser a pessoa mais comunicativa da empresa, com certeza você tem muito a aprender com ela, mas também pode ensinar também. Dizem que somos a média das 5 pessoas mais próximas, então escolha com critério perto de quem quer ficar.
Por outro lado, se você é extrovertida, conta os dias para a festa! Já preparou a roupa vermelha, é capaz de se vestir de mamãe noel e sair cumprimentando todo o mundo. É sua chance de mostrar seu talento como cantora, dançarina ou mágica, uma coisa é certa, vai ser muito divertido!
Se aliado ao seu caráter expansivo você também exerce um cargo de liderança, já mobilizou todos para que a festa seja inesquecível. Quem sabe preparou um show de talentos ou um concurso de criatividade para que todos participem.
Aproveite para ampliar seu networking e converse com uma pessoa que você não conhece ainda, de preferência com uma das tímidas, você vai se surpreender, pode ser que ela seja um poço de conhecimento que está desperdiçado por falta de oportunidades. Quem sabe você descobre uma amiga sensível capaz de estar presente em todas as horas?
Uma coisa é certa, vamos fazer um balanço do ano, o que fizemos, o que deu certo ou errado, o que queremos que aconteça no próximo ano, quais as promessas?
Independente de ser tímida ou extrovertida, aproveite este momento para ser útil, ajudar quem precisa, pedir desculpas se magoou alguém, visitar uma amiga que está doente ou deprimida e levar um abraço, olhar nos olhos de seus familiares e dizer que os ama, fazer uma oração, agradecer a Deus por sua vida, agradecer aos que te rodeiam por tudo que eles representam.
Nos dias de descanso ouça boas músicas, leia um bom livro, admire a natureza, medite e relaxe.
Seja feliz!