Márcia Sakumoto:Bonenkai, reuniões de final de ano no Japão

Bonenkai, as reuniões de final de ano movimentam o mês de dezembro, as ruas das cidades, bares e restaurantes no Japão. Se você estiver no Japão em dezembro pode se assustar com a quantidade de bêbados que vai encontrar a noite pelas ruas. E se você pensa em trabalhar por aqui, fica a dica.

Vou contar para vocês como os japoneses festejam com os colegas de trabalho o final de mais um ano. A festa normalmente é organizada pelas empresas, é a reunião dos colaboradores, em alguns casos inclui até familiares para festejar bebendo e comendo à vontade. Uma forma de esquecer os problemas passados no trabalho durante o ano, recarregando as energias para o próximo. 

Por aqui existe uma cultura hierárquica que se estende até para encontros fora da empresa, de uma forma geral, pessoas de cargos mais altos e maior tempo de empresa fazem discursos iniciando os trabalhos, e os novatos cuidam da organização durante a festa, organizando atrações divertidas como danças, karaokês e brincadeiras, muitos amaram gravatas na cabeça demonstrando um comprometimento com o bonenkai.

Depois da chegada de todos os convidados é formalizado um discurso agradecendo a produtividade e dedicação de todos, seguido de um brinde iniciando os trabalhos no sistema nomihodai e tabehodai onde todos podem beber, comer e se divertir à vontade, lembrando da frase: O que acontece no bonenkai, fica no bonenkai.

Portanto, sair altinho ou totalmente bêbado do bonenkai é praticamente o objetivo da festa, mas não uma obrigatoriedade. A questão da hierarquia faz com que haja um respeito onde os mais novos na empresa sigam os mais antigos, sair da festa antes deles pode ser uma grande falta de educação. Por isso é comum amanhecerem de izakaya a izakaya (pub japonês) até não aguentarem mais beber. Algumas empresas iniciam as brincadeiras proporcionando partidas de boliche com prêmios para cada colocação, depois seguem para os bares ou restaurantes.

Veja Também  Raucci:Quando um cavalo fala, outro não abaixa a orelha

 A origem dessa comemoração vem dos antigos, lá no ano de 1885 quando o Japão era governado pelos guerreiros que costumavam se reunir em izakayas, se estendeu até os tempos de hoje, claro que com mais modernizações. Os custos dessas celebrações são divididos entre os participantes, podendo haver arrecadação mensal de um valor de cada colaborador por mês ou até sendo pago totalmente pelas empresas, varia da política de cada empresa. 

O Shinnenkai é um evento semelhante, porém acontece no início de cada ano durante o mês de janeiro para receber com boas vindas o novo ano. Apesar da hierarquia, no bonenkai você pode ser mais solto, e não ficar preso a atitudes formais, se soltando e podendo ser você mesmo, afinal o que acontece no bonenkai, respeitosamente não será comentado no dia seguinte de trabalho, pois fica no bonenkai. Assim todos podem se divertir sem se preocupar em ficar mal falado no trabalho. Esses japoneses!!!

Curtiu essa curiosidade?

Te desejo um excelente 2020 próspero e feliz!!

Até semana que vem com mais Japão!

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens