O veludo é um dos tecidos mais antigos do mundo. Nasceu no Oriente Médio e se popularizou no início do século 13 e depois foi proibido no século 15, pois só os nobre podiam usar. Sim, isso era muito comum naquela época; só quem poderia se destacar em suas vestimentas eram os nobres. Ainda bem que não nasci nessa época, HAHAHAHA…
Na década de 70, ele se popularizou. Esta foi a época da ditadura militar e os jovens, o rock and roll, seus movimentos e comportamentos fizeram dessa década um estouro e a moda é resultado de toda essa fusão.
As tendências surgem do comportamento globalizado. No caso do veludo, acredito que o marco foi a coleção Resort 2011 Chanel, que foi inspirada na cultura bizantina do século 15 (e misturou com os anos 60 londrinos). Daí, depois deste desfile (lindíssimo!), outros estilistas apresentaram looks com o tecido medieval nos desfiles de inverno 2012.
De toque macio, o brilho luxuoso do veludo não está apenas nesse moletom, ou na minha escolha do colete com o cinto longo, e não é exclusividade dos vestidos e casacos, blazers elegantes.
Ele está presente nos sapatos, cintos, bolsas, alças de bolsas, e aparecendo já nas coleções de primavera/verão 2017/2018. Por isso, pode apostar em uma dessas peças se quiser estar com o look mais diferenciado.
Até semana que vem, com mais novidades!!!!