Ane Bueno: Tudo sobre visto americano

visto americano

Se você pretende como eu, passar uma temporada nos Estados Unidos, a primeira coisa a se fazer é requerer um visto americano. Com esse visto você irá permanecer por lá por alguns meses ou talvez alguns anos, e isso dependerá da categoria do visto requerido, mas em todas essas situações o prazo de permanência no país será por até 6 meses na condição de B-1 e B-2.

O caminho para conseguir o visto americano dependerá do motivo da viagem a ser feita pelo turista. Existem diversas categorias de vistos americanos, estas categorias estão divididas em categorias de visto de imigrante e não imigrante.

A categoria de visto de imigrante é concedida para quem está em condições especiais diferenciadas das demais pessoas, todas tipificadas em uma lista no Consulado Americano. Esse visto é de duração permanente ou enquanto durarem a condição ou as condições do estrangeiro no país. Entretanto, o estudante acadêmico utiliza-se de outro tipo de visto o F-1, esse visto tem permanência no país de acordo com a programação de seus estudos e de acordo com a Instituição que deseja frequentar o estudante. Já a concessão do cartão Green Card dará ao portador direitos e deveres de um cidadão americano, mas com algumas exceções. Esses direitos incluem trabalhar, alugar uma propriedade e pagar impostos, mas ambos os assuntos serão temas para outra oportunidade aqui no Portal.

Hoje resumidamente irei falar sobre o visto de não imigrante para Negócios e Turismo, geralmente esse visto é o mais requerido pelos turistas brasileiros (siglas B-1 e B-2).

O visto de sigla B-1 será concedido para as pessoas que queiram visitar os EUA como visitantes de negócios, atletas; amadores ou profissionais (competindo por prêmio); empregados domésticos ou babás (que devem estar acompanhados por empregador estrangeiro); e o visto B-2 será concedido a visitantes que estejam em tratamento médico e visitantes de férias.

Veja Também  Ane Bueno: Como escolher a sua residência em Miami

O primeiro passo para tirar o Visto Americano é fazer o preenchimento do formulário DS-160 no Site Oficial do Centro Eletrônico de Aplicação Consular do Departamento do Estado Americano no seguinte endereço: https://ceac.state.gov/genniv . Esse formulário, depois de preenchido, será necessário imprimir.

O segundo passo para solicitar seu Visto Americano é criar sua conta no site Oficial de Agendamento do Departamento do Estado Americano: https://ais.usvisa-info.com/pt-BR/niv . É nessa conta que você vai emitir o boleto do Citibank para pagamento da taxa do Visto Americano no valor aproximado de R$ 615,97 ou pagar a Taxa do Visto Americano por Cartão de Crédito.

Depois de ter ido ao CASV agora o quarto passo é comparecer na data e hora marcada na Entrevista do Visto Americano, que será realizada no Consulado Americano de sua escolha. O Solicitante deverá levar o Passaporte novo e passaportes antigos, se tiver, a confirmação da DS-160 e a Confirmação do Agendamento.

E por último, caso seu visto tenha sido aprovado, basta aguardar seu passaporte com o Visto Americano chegar no endereço colocado no site de Agendamento. Caso tenha optado por retirar o passaporte com o Visto Americano no CASV, basta entrar na conta de agendamento e agendar o dia para retirar seu documento com o Visto Americano.

No entanto, há brasileiros que não conseguem o visto americano logo no primeiro pedido. A negativa do pedido acontece sem ter um motivo específico, mas apesar da decepção de ter seu visto negado, ele pode e deve refazer o seu pedido de visto.

Segundo o advogado americano especialista em imigração Scott FitzGerald, no governo Trump não houve restrições adicionais aos brasileiros.

O Brasil está entre os dez principais países que mais enviam turistas aos EUA – em 2016, mais de 840 mil brasileiros foram ao país -, afirma a embaixada dos EUA em Brasília.

Veja Também  Ane Bueno: Os cruzeiros na Flórida

A embaixada informou que a grande maioria dos vistos solicitados por brasileiros é aprovada e que o número dos que estão ilegalmente nos Estados Unidos é “extremamente baixo” se comparado ao dos que entram legalmente.

Portanto, no caso de não aceitação do seu pedido, o melhor é aguardar e retornar com um novo pedido, pois as chances de concederem o visto americano é bem alta.

Me despeço e espero vocês todas às terças-feiras aqui no Portal do Andreoli com “Miami É Logo Ali.”

Beijos e até mais!

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens