Ro Andrioli: La Befana, uma tradição italiana no Natal

Vocês sabiam que no Natal italiano, as casas se enchem de meias penduradas nas janelas e portas? São as crianças que esperam a Befana. Mas de onde vem e quem é a Befana?

Alguns estudiosos acreditam que a história da Befana, tenha origens pré-cristãs. A tradição de sair ou trocar presentes pode estar relacionada a um costume romano que ocorria no meio do inverno, em dezembro, em uma festa pagã em homenagem ao deus Saturno, chamada de Saturnália.

Tendo a Igreja condenado essas festas, por considerá-las malignas, tornou-se obrigatória uma releitura dessas lendas.

Em algumas lendas cristãs, dizem que a Befana, uma bruxinha do bem, teria sido visitada pelos três Reis Magos, pois não encontravam o caminho para visitar o menino Jesus. Infelizmente a bruxinha boa não sabia onde o menino se encontrava. A única ajuda que pôde oferecer foi hospedá-los em sua casa para passarem a noite, antes de continuarem a viagem.

Quando os Reis Magos estavam prontos para partir, convidaram a Befana para juntar-se a eles. A Befana recusou, dizendo que teria muitas tarefas domésticas a cumprir. Arrependida, saiu em busca dos reis magos e do menino Jesus para presenteá-lo, mas não os encontrou. Dizem que este seria o motivo por voar no Natal em sua vassoura e entregar presentes às crianças. Se foram boazinhas durante o ano, receberão um presente ou um doce e se não se comportaram bem, receberão um pedaço de carvão! Como costume, a família oferece à bruxinha uma garrafa de vinho e um prato de comida. Esperta esta bruxinha, não é?

Abaixo algumas imagens com poesias para crianças que homenageiam a Befana:

Aqui um vídeo muito legal que mostra a tradição do Natal na família italiana:

Veja Também  Dicas para um Natal repleto de saúde

Um vídeo bem diferente que mostra a chegada da Befana na casa de uma família:

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens