Fitness: Conhece seu joelho?

Quando a cabeça do Fêmur (osso da coxa) não se encaixa de maneira correta no Acetábulo (concavidade que acomoda a cabeça do Fêmur) isso irá resultar em um posicionamento assimétrico dos joelhos, os famosos joelhos VARO ou VALGO.

JOELHO VALGO: Na alteração que deixa as pernas em formato de “X”, os joelhos ficam mais próximos (forçados “para dentro”) e os pés afastados um do outro (posicionam-se “para fora”). Essa situação é mais comum entre as mulheres.

JOELHO VARO: No joelho Varo o resultado é oposto, as pernas ficam arqueadas e promove a projeção dos joelhos para fora da linha média do corpo. Normalmente, é uma condição mais rara que o joelho valgo. A aparência das pernas do indivíduo fica como a de alguém montado em um cavalo.

NAS CRIANÇAS: Durante a infância e mesmo na pré adolescência, a criança pode apresentar desalinhamentos nos joelhos em graus variados. Isso acontece nas fases de crescimento do indivíduo, porém com o tempo os joelhos devem adquirir o seu alinhamento normal. Mas se isso não acontecer e a condição começar a afetar a execução de atividades simples, como correr ou andar, por exemplo, faz-se necessário o acompanhamento por um médico especializado.

Com o desalinhamento natural dos joelhos, uma porção do menisco será exigida mais que a outra gerando assim uma sobrecarga e desgaste excessivo e precoce. É importante avaliação médica e atividades física sob supervisão para minimizar os riscos de lesão.

Essas situações podem ser tratadas sem a necessidade de intervenção cirúrgica, porém varia de caso para caso.

Loading

Veja Também  Luiz Pedro: Pré-requisitos para realização de implantes odontológicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens