Oie, tudo bem por aí? Sobreviveram ao carnaval?
Confesso que já estou com saudades da minha maratona de assistir os desfiles das Escolas de Sampa pela televisão. Eu adoro. Mas para quem gosto da folia de rua, ainda teremos mais um final de semana de pós carnaval. Todo esse papo para deixar claro que a festa ainda não saiu de mim e, para abrir alas mais uma vez da nossa “plural” São Paulo, palco de muitas das nossas experiências aqui no Portal do Andreoli.
Eu já devo ter dito por aqui que de todos os países que conheço – entre Europa e Estados Unidos – São Paulo é o melhor lugar para comer. Outra vez destaco a diversidade, com a gastronomia e preços. É fato que você comerá muito bem na Itália ou na França, por exemplo, mas “apenas” a culinária local. Por aqui você conhece o mundo em restaurantes com as mais variadas origens gastronômicas.
E, para pôr a prova essa minha “teoria” quero sugerir 3 restaurantes na Vila Buarque, região central de São Paulo, que abriga restaurantes que vão fazer você viajar sem precisar pagar em dólar ou euro. Além de provar a variedade culinária que a cidade oferece.
Solar da República – Viagem portuguesa
Reserve uma mesa no Solar da República se quiser ir da Vila Buarque direto para Portugal. Comandado por Luciana Pereira, Sergio Soeiro e Dirceu Junior, ex-sócio do Gajos, o ponto na Marquês de Itu, que costumava ser uma lanchonete, ganhou ares de tasca portuguesa e wine bar com destaque para a adega envidraçada com vinhos selecionados que dão um charme a mais para o espaço.
Dentre as estrelas da casa, estão, é claro, os pratos com bacalhau como o Bacalhau à Gomes de Sá, com batatas cozidas, cebola, ovos cozidos, salsa e pimenta do reino, Bacalhau à Brás, Bacalhau com broa, Bacalhau com natas, e o Arroz de bacalhau, para citar alguns. O restaurante também realiza dois festivais mensais, que acontecem mensalmente: o Festival de Sardinhas (assadas no forno, acompanhadas de batatas cozidas, broa de milho e pimentões) e a Paella da Casa. Em ambos é possível repetir à vontade.
Rua Marquês de Itu, 134 – Vila Buarque, São Paulo – SP, 01223-001, Brasil
Bia Hoi – Direto do Vietnã
Inaugurado em novembro de 2017 na Vila Buarque, Centro de São Paulo, o Bia Hoi SP traz à cidade a típica comida de rua do Vietnã. Inspirado nos bia hoi de Hanói – botecos simples onde o chope é a grande estrela – a casa oferece uma variada oferta de comidinhas vietnamitas. São porções para compartilhar e petiscos perfeitos para acompanhar o chope Bia Hoi SP, o lager puro malte da casa, além das várias opções da carta de cervejas artesanais ou dos coquetéis autorais ou clássicos da casa.
Entre as receitas já clássicas da casa estão o Goi Cuon (rolinhos primavera vietnamitas, que são frescos e não fritos), feitos com verduras, ervas aromáticas e camarão no vapor, tudo enrolado em papel de arroz; o Thit Kho To, picadinho de filé mignon suíno em um perfumado molho de leite de coco queimado; e o tradicional Pho, o prato nacional do Vietnã, que consiste em um caldo de ossos de boi preparado por várias horas onde são acrescentadas especiarias, ervas aromáticas e finas fatias de peito de boi.
Rua Rêgo Freitas, 516, Vila Buarque. Telefone: 11 3151-2508
Amélia – o bistrô
A casa abriu originalmente em 2020, perto do Largo do Arouche, como uma mercearia. No pequeno local eram oferecidos os pães artesanais preparados por Juliana Borges e massas, molhos e sopas da chef Dani Borges, além de vinhos de ótima qualidade. Com a demanda dos clientes para saborear os produtos no local, as irmãs decidiram mudar para uma casa maior e focar no preparo na hora. Nasceu assim a nova versão do Amélia, um restaurante contemporâneo aberto em março de 2022 que traz a sabedoria culinária de outras gerações e também olha para frente, com criações modernas. O nome Amélia reflete muito bem essa identidade: ele foi emprestado da filha da chef Dani e representa as novas gerações da família Borges e da gastronomia.
Rua Rêgo Freitas, 428, Vila Buarque. Telefone: 11 3159 4897
E aí, São Paulo é ou não é o melhor lugar do mundo quando o assunto é gastronomia? Você pode até não concordar, mas espero que você tenha ficado com “água na boca” com esse Check-in da Lau.
Um beijo e até o próximo.
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagens: Arquivo da colunista