Devido a crescente onda de dietas da moda riquíssimas em proteínas e quase nada de carboidratos, muitos tem a impressão de que a proteína é o melhor grupo alimentar para se consumir. Mas cuidado, a maioria das proteínas possui também gorduras, como é o caso das proteínas animais (carnes, queijos, leites) que, consumidas em excesso, podem engordar ou até mesmo causar problemas no coração e entupimento de artérias. Este excesso também pode prejudicar o funcionamento do fígado e rins.
Proteína é realmente importante para nosso corpo, ajuda na formação de massa muscular, tecidos, ossos, sangue, enzimas e tantos outros.
Conheça algumas fontes de proteínas: leite e derivados como iogurtes e queijos, carnes de vaca, frango, peixe, porco, leguminosas como feijão, grão de bico, lentilha, soja.
Na nossa alimentação geralmente ultrapassamos a quantidade de proteína recomendada pela Organização Mundial da Saúde, que deve ser em torno de 15 a 20% do valor energético total do dia.
O ideal é consultar um nutricionista que fará o cálculo de sua necessidade proteica conforme sua composição corporal e objetivos.
Nutricionista Diana B. da S. Soares
CRN3 29616