O marketing digital, através dos canais de venda e das redes sociais, tem oferecido um retorno mais imediato e satisfatório.
Mediante esta realidade, hoje, o público já tem até suas mídias preferidas para ver os anúncios.
Uma pesquisa realizada pela Media Reactions, da Kantar, em sua terceira edição, aponta a Amazon e o TikTok como os canais nos quais o público aceita os anúncios com melhor receptividade e positividade.
Dados da pesquisa revelam que estas duas plataformas oferecem anúncios úteis que realmente são relevantes ao público, facilitando nas decisões de compra.
A atmosfera do Amazon por exemplo, consegue se comunicar com o consumidor através de anúncios exatamente no momento em que ele está procurando informações dos produtos e decidido a comprar.
Já o TikTok, eleva a plataforma para outro patamar quando o assunto é inovação, pois aposta na diversão do público.
Este canal também permite à qualquer pessoa o acesso ao entretenimento, podendo esta ser a própria criadora do conteúdo além de ser o público também, facilitando a conexão entre consumidor e produtos.
É interessante notar que tratam-se de e-commerces liderando o ranking global na preferência do consumidor.
Mas a pesquisa também revelou um dado curioso. A Amazon é o veículo preferido pelo consumidor no que diz respeito à ver anúncios, mas o Instagram é o preferido pelos profissionais de marketing na hora de investir em divulgação, e analisando por este critério, o e-commerce não aparece nem entre os 5 preferidos dos anunciantes.
Porém, a qualidade do conteúdo continua sendo extremamente relevante no que diz respeito ao contexto e ao canal.
O fato é que o público digital está vendo um mercado saturado, portanto está em busca da inovação e de novos formatos, e a Amazon e o TikTok estão sabendo atrair o público naturalmente, de forma orgânica e atrativa.
O público como consumidor, também sente a necessidade de participar, por isso, é preciso expor pessoas e associa-las às marcas.
A percepção do público antes, durante e depois da interação com o anúncio precisa ser melhor avaliada, portanto, compreender suas necessidades e expectativas em relação à plataforma são estratégias fundamentais.
Por fim, no mundo offline, com a volta das atividades presenciais, os eventos patrocinados tem sido o canal preferido do público para o consumo da publicidade, despertado também a atenção dos anunciantes.
Isso talvez possa ser fruto da crise de credibilidade que o comércio online vem enfrentando, com consumidores cada vez mais desconfiados.
Mesmo após a LGPD, visando o direito de privacidade e todas as novas legislações criadas para o combate à conteúdos falsos, ainda há certa dificuldade de tornar o ambiente digital um lugar totalmente seguro.
Imagem de Capa: Edição Pixabay
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