Aparecida Miranda: As emoções no esporte

esporte

O esporte é um meio pelo qual se pode experimentar diversas emoções e intensidades. Os processos emocionais podem afetar não apenas na preparação física e psicológica dos atletas, mas também a sua vida particular. É fundamental equilibrar os níveis destas emoções para que não afetem o desempenho do atleta durante a competição, por isso, é necessário equilibrar as emoções do atleta de acordo com suas necessidades, respeitando suas limitações.

Segundo Nitsch, o objetivo e a meta do treinamento psicológico é a modificação dos processos e estados psíquicos que inclui percepção, pensamento e motivação, ou seja, as bases psíquicas da regulação do movimento do atleta. Para Hackfort, podemos distinguir duas funções fundamentais das emoções no contexto esportivo: a auto-regulação e a regulação de relações sociais.

Na auto-regulação, demonstrar reações emocionais pode ajudar a superar altos níveis de estresse e ansiedade e mudar o estado emocional; expressar um estado emocional oposto ao que é atualmente vivenciado e utilizá-lo para superar um estado negativo; demonstrar autoconfiança parece uma estratégia efetiva para controlar o nível de ansiedade em situações sociais; não demonstrar reações emocionais é uma estratégia utilizada para proteger a própria imagem.

Na regulação de relações sociais, não demonstrar emoções é uma estratégia utilizada no esporte para esconder informações e irritar o adversário, por meio da expressão das emoções positivas é possível motivar os colegas do seu time e irritar e desmotivar o time adversário; a expressão de emoções negativas fortalece a confiança do adversário; às vezes os atletas utilizam essa estratégia a fim de induzir uma sensação de culpa no adversário; a demonstração de sensações como tristeza e abatimento é uma estratégia para provocar no adversário a sensação de pena e apoio social.

O tema da próxima semana será sobre “As emoções na fase pré-competitiva”, não percam!

Gostaria de sugerir algum tema? Ficou com alguma dúvida? Escreva para aparecidamirandapsicologa@gmail.com

Até a próxima semana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens