Astrologia envolve um sistema de pensamento psique o filosófico espiritual amplo, um sistema que envolve a interpretação de símbolos, e que de forma holística consegue levar luz as mais complexas situações.
O mapa aponta onde está o foco da questão, facilitando não só o entendimento em relação ao assunto em questão, quanto a sua resolução. Para o Terapia dos Astros é muito mais fácil interligar a queixa principal do cliente a áreas que através do mapa já é conhecida e apontada como clinicamente tensa, pela localização de planetas e ou seus aspectos. Isso traz uma enorme precisão na identificação das causas que estão gerando desequilíbrios e distúrbios, ou mesmo a doença. Este método ancestral de trabalho, foi utilizado inclusive por Hipócrates que dizia: “Um médico sem noção de astrologia não pode corretamente denominar-se um médico.”
Vamos iniciar o nosso passeio pelo zodíaco, falando sobre os quatro elementos fundamentais que compõem a mandala astrológica: fogo, terra, ar e água. Cada semana falaremos sobre um elemento para depois fazermos a analogia das diversas terapêuticas possíveis para a cada desequilíbrio, pois é preciso primeiro analisar fazendo a devida contagem para depois traçar cada indicação terapêutica.
A tríade de fogo é composta pelos signos de áries, leão e sagitário.
A tríade de terra é composta pelo touro, virgem, capricórnio.
A tríade de ar é composta por gêmeos, libra e aquário.
A tríade de água é composta por câncer, escorpião e peixes.
Começaremos pelo Fogo.
O Elemento Fogo se refere a uma energia universal irradiante, uma energia que é excitável e entusiástica e que, através da sua luz, dá colorido ao mundo” Os signos de Fogo demostram, decisão, fé em si mesmo, o entusiasmo, força e honestidade. A liberdade é muito importante para poderem se expressar de forma natural, e normalmente garantem esse espaço para si mesmos por meio da incansável insistência nos seus pontos de vista. São capazes de dirigir conscientemente o poder da sua vontade para seus desejos, embora muitas vezes vão com muita cede ao pote que podem destruir ou magoar sentimentos alheio.
O fogo é formado pelas qualidades quente / seco (anima, desenvolve, transforma, faz evoluir e exalta /afirma separando, retrai, restringe, reduz e isola, respectivamente.
O Fogo transforma sólido em líquido e líquido em gasoso, é destruidor, violento, agressivo, consome a matéria. Purificador, libertador, decantador e transmutador. Atiça, anima, exalta, intensifica, exacerba e aquece. Simboliza o Espírito, Deus vivo e pensante, centro, consciência, energia, vontade, calor e luz.
Ele é correio do mundo dos vivos ao mundo dos mortos podemos citar fumaça e velas. Sobe em direção ao divino se une à força de onde foi desligado, isolado. O fogo fala da emancipação da alma.
Redenção, limpeza pela compreensão/luz/verdade.
Rege vermelha, o coração, o verão, as paixões, o amor e a cólera. Fisiologicamente: bilioso, musculatura, função de reanimação e domínio. O fogo transforma e purifica, está ligado à queima dos alimentos, mas não à digestão. Psicologicamente: tipo intuitivo (Jung), buscam dominar o mundo. Possuem um forte referencial interno.
Tem fé no destino, no seu potencial. São ligados à uma força maior. Sentem-se s invencíveis, ou Deuses. Agem instintivamente. Reduzem automaticamente, captam a essência das coisas, têm muita inspiração. São canais da vida, ligados à uma força maior. Sentem-se deuses invencíveis.
Acreditam demasiadamente em suas ideias e princípios morais, vivem paixões tumultuosas, fantasiam sua experiência. Constroem oportunidades, traçam seu caminho, atropelam os outros muitas vezes. Suas faltas são consequência da falta de controle e sensibilidade. Sua evolução é constante. Sabem incentivar a si e aos outros, sem se deixar abater por suas falhas. É estiloso e ético.
Características: otimismo, entusiasmo, dinamismo, estímulo, contágio, fé, espontaneidade, franqueza, ingenuidade, clareza, honestidade, intuição, iluminação, criação, profecia, espírito elevado, coragem, alegria, egoístas, têm dificuldades com o mundo da matéria.
Exemplo de mapa a ser trabalhado com excesso do elemento fogo. No total de 24 pontos essa pessoa tem 18 pontos em fogo. Tem sol, lua e ascendente, cada um vale 4 pontos, tem vênus e marte m, vale 2 pontos cada, além de saturno e o regente do ascendente que vale 1 pontos cada.
Terapia Dos Astros Para O Elemento Fogo
Uso do fogo, para trabalhar com metais, cerâmicas. Cozinhar para adquirir consciência dos limites da matéria.
Hoje deixaremos aqui essa Terapia dos Astros para o elemento fogo, porém na próxima semana será a parte 2 em continuação ao elemento fogo, com outras terapêuticas de indicação. Falaremos da função intuitiva do fogo.
Espero vocês na semana que vem …
Ana Maria Lessa
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagens 01 e 02: Freepik
Imagem 03: Laopinion.com
Imagem 04: Arquivo pessoal da Colunista.