Fitness: Postura para dormir

Além de uma série de cuidados com a higiene do sono (ambiente, iluminação, alimentação, horário, etc.), é preciso, para um dormir de qualidade, muita atenção à postura adotada.

Para se ter uma noite de reparação e revitalização do corpo para o próximo dia, é necessário entender o funcionamento de alguns aspectos importantes do seu corpo: o relaxamento e a descompressão das articulações e a relação entre a postura e a descompressão.

Vamos imaginar uma almofada em gel sobre a qual uma pessoa esta sentada. Enquanto a pessoa estiver ali a almofada estará deformada e seu gel espalhado devido a compressão que o peso corporal esta exercendo sobre ela. No momento em que a pessoa se levanta a almofada volta ao seu estado original, graças á descompressão que ocorre pela retirada do peso.

De maneira análoga, durante o dia-a-dia, as articulações do corpo sofrem compressões, devido ao movimento, ao peso corporal, a ação da gravidade, às tensões musculares, de modo que as cartilagens (estruturas responsáveis por amortecerem tais compressões) se deformam e reduzem sua altura. A postura adequada ao dormir fará com que as articulações sejam descomprimidas e que desta forma, suas cartilagens sejam reparadas, revitalizadas e prontas para mais um dia de compressão. Caso contrário, tais estruturas terão que suportar as mesmas cargas, porém já deformadas.

A postura descompressiva se caracteriza por deitar de lado com joelhos e quadris suavemente dobrados e confortavelmente apoiados por um travesseiro entre os mesmos. O dormir de lado é ideal porque nesta posição a curvatura da coluna está preservada e livre de pressões, e assim os discos vertebrais são descomprimidos como no exemplo da almofada em gel. O travesseiro entre as pernas deve ser comprido o suficiente para dar suporte para o tronco, joelhos e tornozelos, mantendo o conforto e relaxamento na posição.

A cabeça precisa estar apoiada de forma que a cervical seja mantida alinhada com o tronco. O alinhamento é obtido mediante o uso de um travesseiro com a altura correta, que é possível medir pela largura do ombro, pois o travesseiro tem como função preencher o espaço entre o ombro e pescoço. Sem esse preenchimento, a cabeça ficaria numa posição desalinhada em relação ao tronco e com muita compressão nas vértebras além de tensões para ligamentos e músculos.

Estes ajustes na biomecânica do dormir possibilitam uma postura verdadeiramente relaxada e revitalizadora para o corpo.

PROFESSOR EDSON ANDREOLI

CREF: 073656-G/SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens